Portal Uno Midias
Cidade

Webconferência debate registro de dados e acompanhamento de pacientes com hipertensão

Prefeitura de Manaus irá promover mais uma edição do “Diálogos na Atenção Primária de Saúde” (Diálogos na APS), nesta quarta-feira, 11/5, com discussões voltadas para o atendimento de pacientes com hipertensão na Atenção Primária. A webconferência, realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começa às 14h, com transmissão pelo canal do YouTube da secretaria (https://www.youtube.com/c/SemsaManausSaude).

O Diálogos na APS tem como objetivo proporcionar a capacitação contínua dos servidores da Semsa, e também pode ser acompanhado pelo público em geral. Nesta edição, o tema é “Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Primária: Acompanhamento e Registro dos dados no e-SUS”.

As palestras serão ministradas pela enfermeira Sinara Mady, responsável técnica pelo Núcleo de HiperDia, pelo enfermeiro Luciano Pereira, técnico do Núcleo de Monitoramento e Avaliação, e pela médica Brena Santos, da Estratégia Saúde da Família.

Conforme Sinara, a webconferência busca dialogar com profissionais da saúde para fortalecer o trabalho realizado na Atenção Primária. De 26/4 a 26/5, a Semsa está intensificando as ações de prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, para marcar o dia nacional de combate à doença, celebrado em 26/4, e o dia mundial, 15/5.

“Estamos reforçando a importância da medida da pressão arterial para o diagnóstico, assim como o controle da pressão por adoção de hábitos saudáveis, e o uso correto da medicação, quando indicado, para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doença renal”, informa.

Sinara explica que a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal, para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

“Uma das formas de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação com baixo teor de sal, redução no consumo de bebidas alcoólicas e fumo, peso saudável e diminuição do estresse”, acrescenta.

A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do AVC, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Reforço

Os pacientes com hipertensão e diabetes foram incluídos pela Semsa na rotina de telemonitoramento, vertente da gerência de Telessaúde. O trabalho é realizado em fase experimental, e alcança 4.684 pacientes já cadastrados e acompanhados pelo programa HiperDia.

O acompanhamento regular e contínuo desse grupo assegura o tratamento da doença com eficácia, além da diminuição de complicações e evolução dos casos, de acordo com a médica Jackeline Alves Galdino, gerente do Telessaúde da Semsa.

O telemonitoramento dos pacientes do HiperDia é feito por três enfermeiros e quatro médicos, sendo dois cardiologistas, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Eles entram em contato com os usuários por telefone, por isso é necessário que os cadastros estejam atualizados.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus irá coordenar ações de redução de acidentes no Norte do país em agenda do Ministério da Infraestrutura

Redação Am

Prefeitura de Manaus lança campanha ‘A Força do Trabalho Vem das Mulheres’

Redação Am

Largo de São Sebastião e outros espaços culturais recebem eventos gratuitos nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/09)

Redação