Amazonas Política

Virou lei projeto de Felipe Souza para mapeamento genético de câncer de mama

As mulheres com alto risco de desenvolvimento de câncer de mama, agora estão amparadas por Lei para realizar, gratuitamente, o teste de mapeamento genético.

Por meio da Lei n⁰ 5.404, de 24 de fevereiro de 2021, competirá ao Estado, através da rede de unidades públicas ou conveniadas integrantes do SUS, prestar o serviço de prevenção ao câncer de mama consistente, na realização do exame genético identificador da mutação no gene BRCA, a fim de apurar a existência de risco de desenvolvimento da doença em mulheres que apresentarem histórico familiar de incidência da doença em mãe, irmã ou avó antes de atingirem cinquenta anos de idade.

Para o autor do Projeto de Lei, deputado Felipe Souza (Patriota), a medida será um marco na saúde pública do estado, “imagina poder, através de um exame, eliminar os riscos de uma mulher contrair o câncer de mama, o terceiro de maior incidência entre esse público no estado. Isso representa um divisor de águas na história da saúde no Amazonas. É um avanço significativo que vai impactar positivamente diversos setores do nosso estado”.

Ainda de acordo com o texto da lei, as mulheres que apresentarem a mutação no gene BRCA, identificada pelo exame genético, poderão optar pela realização da cirurgia de mastectomia profilática e de reconstrução da mama através do Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei Federal ne 9.797, de 1999.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Felipe Souza

Foto: Divulgação

Leia Também

Para deputada Dra Mayara, Caos na Saúde é comprovado com falta de medicamentos nos principais hospitais de Manaus

admin

Governo do Amazonas, por meio da FEI, entrega equipamentos a federação e a associação indígena

Victoria Farias

Matrículas para novos alunos nas redes públicas do Amazonas se encerram sexta-feira (12)

Redação