Portal Uno Midias
Cotidiano

Vigilância em Saúde de Parintins emite alerta sobre prevenção e sintomas da Dengue

Alerta: Vigilância em Saúde de Parintins intensifica ações de combate à Dengue

Prevenção: Prefeitura de Parintins alerta para cuidados contra Dengue, Zika e Chikungunya

A coordenação da Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Parintins, faz um alerta à população sobre a necessidade de intensificar a prevenção contra o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Uma das principais orientações é que cada morador dedique pelo menos 10 minutos semanais para inspecionar seus quintais e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

“Calhas, objetos descartáveis, garrafas, vasos de plantas, piscinas, tampinhas e até cascas de ovos podem acumular água parada e favorecer o nascimento do Aedes Aegypti. A população precisa colaborar para evitar uma infestação, especialmente neste período chuvoso”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires.

Sintomas e Cuidados

Elaine Pires também reforçou a importância de procurar uma unidade básica de saúde ao apresentar sintomas suspeitos de dengue ou outras arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos). Os principais sinais da dengue incluem:

Febre alta;

Dor de cabeça;

Dores no corpo;

Manchas na pele;

Vômitos;

Cansaço excessivo.

Elaine esclarece ainda que outras doenças virais, como a gripe, possuem sintomas diferentes, como tosse, congestão nasal, febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, mal-estar e fadiga. “Em alguns casos, o paciente pode apresentar diarreia e vômitos, o que reforça a necessidade de um diagnóstico feito por profissionais de saúde”, explica.

De acordo com Elaine, a Prefeitura de Parintins, sob a gestão de Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves, tem dado atenção especial à saúde e a prevenção de doenças neste período chuvoso. Mutirões de limpeza são realizados em diversos pontos da cidade, complementados por campanhas educativas e visitas de equipes da Vigilância em Saúde e Endemias às residências nos bairros e no centro.

“As equipes estão trabalhando intensamente, mas é fundamental que a população faça sua parte. Essa é uma responsabilidade de todos”, afirmou Elaine.

Ela finalizou reforçando que prevenir o nascimento do mosquito é a melhor forma de proteger a saúde da família e evitar a propagação de doenças. “Vamos todos juntos tirar 10 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito e manter nossa cidade livre dessas doenças”, conclui.

——-

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM

Foto: Divulgação.

The post Vigilância em Saúde de Parintins emite alerta sobre prevenção e sintomas da Dengue appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Vigilância em Saúde de Parintins emite alerta sobre prevenção e sintomas da Dengue appeared first on amazonaspix.com.br.

RELACIONADOS

Prefeitura reajusta valor da Zona Azul na cidade de São Paulo

Redação

No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Redação