O vereador Diego Espino (PSL), de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, desmaiou durante um discurso na sessão desta quinta-feira (28) na Câmara da cidade. Antes de sofrer o mal súbito, o parlamentar, aos berros, xingava os colegas.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver, Espino, revoltado por ter sido relacionado à “ideologia de gênero” – termo usado pelo meio conservador para se referir aos estudos de gênero -, em uma montagem que questiona se “é isso que a população quer para Divinópolis”. Ao tentar se defender das acusações, o parlamentar, exaltado, disse que os colegas eram “canalhas”, “vagabundos” e “sem-vergonhas” e que ele faz o que é certo.
A montagem foi feita após o vereador apresentar ao Legislativo uma proposta que permite que pessoas transexuais possam usar o nome social, em locais onde a identificação é obrigatória. “Isso é identidade de gênero. A pessoa pode escolher o que ela quer ser e vocês têm que respeitar”, gritava ele, enquanto tentava explicava o projeto.
Em um momento da gravação é possível ver que Diego não está se sentindo bem. Ao tentar pegar a máscara que jogou no chão momentos antes, ele se desequilibra e quando tenta terminar seu discurso desmaia.
Após o ocorrido, o vereador disse, em sua conta no Twitter, que realmente se exaltou e acabou passando mal. Ele pediu, também, que as pessoas vejam a declaração na íntegra antes de tirar conclusões sobre as falas dele.
Fonte: Hoje em Dia