Brasil

Vendedor de tecidos em SC de 100 anos é o funcionário mais antigo do mundo

Segundo o livro de recordes Guinness Book, Walter Orthmann, o funcionário mais antigo do mundo, completa 100 anos de vida nesta terça-feira, 19.

Aos 15 anos de idade, em 17 janeiro de 1938, ele começou a trabalhar como vendedor em uma empresa de tecidos de Brusque, no Vale do Itajaí, completando 84 anos de serviço.

Walter viu diversas mudanças tecnológicas desde o início da sua jornada. Ele ainda se lembra da primeira calculadora que usou, alguns anos depois da contratação.

O diretor da empresa na época, Roland Renaux, foi para a Alemanha e trouxe uma máquina de calcular. No início, Walter recebeu a tecnologia com desconfiança: fazia as contas de cabeça e depois checava se o valor batia. Na época não se usava telefone, e os textos eram feitos em máquinas de escrever.

Naquele tempo, a rua da empresa não tinha energia elétrica, assim como a maior parte de Brusque. As estradas não tinham calçamento, e os dias chuvosos eram complicados devido à lama. Nas casas, não havia água encanada e cada um tinha um poço.

Aos 12 anos, Walter começou a trabalhar na roça, plantando aipim. Para ir à escola, ele precisava andar, todos os dias, cerca de 5 quilômetros.

Atualmente, ele dirige até a empresa, onde trabalha de segunda a sexta, e tem um smartphone e um tablet na mesa do escritório. “Hoje é muito fácil, resolve tudo com um celular na mão”, declarou.

Recomendações

Para se viver bem e por bastante tempo, Walter tem alguns conselhos, como ele mesmo faz. Cuidar da saúde, fazendo um check-up a cada quatro meses. Além disso, aconselha que as pessoas cuidem da alimentação, do sono e do estresse.

Em um momento em que se fala tanto sobre temas como ansiedade, Orthmann reforça que ninguém deveria se preocupar com o dia de amanhã, e sim viver o hoje.

“Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser”, disse Walter.

Pelas manhãs, ele faz exercícios físicos e de respiração. Ele usa um pano para puxar a perna 100 vezes, ainda na cama. Ele também recomendou ingerir menos sal e açúcar.

*Com informações de Portal Norte de Notícias /Foto: Crédito: Patrick Rodrigues/NSC

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Dia das Mães: conheça a história de uma adoção de três irmãos autistas por uma mãe brasiliense

Brasil 61

Delegado da PF é confirmado no comando da Interpol

Redação

Morre menino espancado pelo pai por não saber fazer dever de casa

Redação
Sair da versão mobile