Portal Uno Midias
Cidadania

Veja como tirar o título de eleitor no Amazonas para votar nas eleições em 2022

Quem quiser participar das eleições em 2022 tem nove dias para emitir ou regularizar o título de eleitor. Para auxiliar no processo, g1 traz um passo a passo sobre como emitir o documento.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atendimento para eleitores acontece de forma presencial e pela internet.

No Amazonas, até o dia 4 de abril, o atendimento nos Cartórios Eleitorais e Central de Atendimento ao Eleitor (CATE) foram ampliados e vão funcionar de segunda a sexta feira, de 08h às 17h, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.

No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 naos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Nas eleições deste ano a votação em primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, no dia 30 de outubro.

Atendimento presencial

Em Manaus, a Central de Atendimento ao Eleitor (CATE) funciona no Tribunal Regional Eleitoral, na Avenida André Araújo,200, no bairro Aleixo, Zona Centro Sul. O local funciona para: emissão de título eleitoral, segunda via, revisão de dados do título e transferência de domicilio eleitoral.

O atendimento presencial também pode ocorrer nas Zonas Eleitorais da Capital (Veja os endereços aqui). Nesses lugares os serviços oferecidos são para: regularização de pendências eleitorais, como multa, prestação de contas de candidato, reativação do conscrito, atendimento aos mesários e processos judiciais.

Para ambos os lugares, o cidadão deve agendar o serviço no site do TRE.

Para atendimento presencial são exigidas cópias dos seguintes documentos: documento original com foto, comprovante de residência, comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos). Após a solicitação, o requerente pode receber o documento em até 10 dias.

Atendimento Virtual

O eleitor também pode ter a versão digital do título no celular ou tablet e usar o documento para votar nas eleições deste ano.

Para usar os serviços é preciso baixar o aplicativo e-Título, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. O aplicativo traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação. O e-Título está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone).

e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e as impressões digitais. Se você não passou pelo recadastramento, leve documento com foto no dia da eleição.

Passo a passo

Caso o eleitor precise regularizar o título, ele deverá anexar um documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Já para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:

  • uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
  • comprovante de residência atualizado;
  • certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Assista o vídeo abaixo e veja como solicitar a primeira via do título de eleitor pela internet:

*Com informações de G1am/Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Projeto “Juntos Pela Vida” estreia em Anamã com auditoria de quatro escolas

Redação

Obras do PAC vão contar com assistência jurídica da Advocacia Geral da União

Redação

Gerando Falcões promove mutirão da empregabilidade em Manaus (AM)

Redação