Quem quiser participar das eleições em 2022 tem nove dias para emitir ou regularizar o título de eleitor. Para auxiliar no processo, g1 traz um passo a passo sobre como emitir o documento.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atendimento para eleitores acontece de forma presencial e pela internet.
No Amazonas, até o dia 4 de abril, o atendimento nos Cartórios Eleitorais e Central de Atendimento ao Eleitor (CATE) foram ampliados e vão funcionar de segunda a sexta feira, de 08h às 17h, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.
No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 naos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Nas eleições deste ano a votação em primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, no dia 30 de outubro.
Atendimento presencial
Em Manaus, a Central de Atendimento ao Eleitor (CATE) funciona no Tribunal Regional Eleitoral, na Avenida André Araújo,200, no bairro Aleixo, Zona Centro Sul. O local funciona para: emissão de título eleitoral, segunda via, revisão de dados do título e transferência de domicilio eleitoral.
O atendimento presencial também pode ocorrer nas Zonas Eleitorais da Capital (Veja os endereços aqui). Nesses lugares os serviços oferecidos são para: regularização de pendências eleitorais, como multa, prestação de contas de candidato, reativação do conscrito, atendimento aos mesários e processos judiciais.
Para ambos os lugares, o cidadão deve agendar o serviço no site do TRE.
Para atendimento presencial são exigidas cópias dos seguintes documentos: documento original com foto, comprovante de residência, comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos). Após a solicitação, o requerente pode receber o documento em até 10 dias.
Atendimento Virtual
O eleitor também pode ter a versão digital do título no celular ou tablet e usar o documento para votar nas eleições deste ano.
Para usar os serviços é preciso baixar o aplicativo e-Título, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. O aplicativo traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação. O e-Título está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone).
O e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e as impressões digitais. Se você não passou pelo recadastramento, leve documento com foto no dia da eleição.
Passo a passo
Caso o eleitor precise regularizar o título, ele deverá anexar um documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.
Já para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:
- uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
- comprovante de residência atualizado;
- certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.
Assista o vídeo abaixo e veja como solicitar a primeira via do título de eleitor pela internet:
*Com informações de G1am/Foto: Divulgação