Portal Uno Midias
Amazonas

Vazio sanitário da soja inicia no dia 15 de junho no Amazonas, alerta Adaf

Uma portaria publicada hoje (03/02), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), definiu o intervalo de 15 de junho a 15 setembro como o período de vazio sanitário da soja, no estado do Amazonas, neste ano de 2022. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta que, durante esse período, os produtores amazonenses não plantem, nem mantenham vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento no estado.

A Portaria nº 516, do Mapa, tem o objetivo de auxiliar no controle do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença Ferrugem Asiática, uma das mais severas a incidir na cultura da soja e passível de ocorrer em qualquer estágio da planta. A doença tem como principal característica a desfolha precoce, o que impede a completa formação dos grãos e, consequentemente, reduz a produtividade.

No Amazonas, graças aos incentivos do Governo do Estado, a produção de soja vem ganhando ainda mais espaço no interior. Os municípios de Humaitá, Boca do Acre e Canutama se destacam como os principais produtores no estado.

Os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Goiás estão entre os que possuem registro de focos de Ferrugem Asiática, ao longo dos últimos anos.

No Amazonas, segundo o engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Vegetal (GDV), da Adaf, Cláudio Magalhães, não há registros de casos da doença. “Como o plantio de soja é uma atividade nova no estado, iniciada muito recentemente comparada ao resto do Brasil, nunca houve relato de foco da doença no estado. Neste ano, a previsão é que a Adaf faça um levantamento fitossanitário para confirmar essa inexistência”, destacou.

Denúncias sobre o descumprimento do vazio sanitário da soja podem ser feitas à Adaf por meio da Ouvidoria da agência, no telefone (92) 99380-9174 ou no e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.

FOTO: Acervo pessoal Adalberto José Moreto

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sistema em uso no IML reduz o tempo de espera para a emissão de laudos periciais

Redação Am

Governo do Estado discute zona de desenvolvimento sustentável que engloba municípios do sul do Amazonas

Redação Am

Detran AM convoca donos de 1,1 mil veículos apreendidos para evitar ida à leilão; veja nomes

Redação