Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Vacine já: Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus realizam campanha contra a Covid-19 em supermercados da capital

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus divulgam, nesta quinta-feira (12/01), a campanha “Vacine Já”, contra a Covid-19, que será realizada em seis supermercados da capital para quem tem 18 anos ou mais. Os estabelecimentos estarão abertos como postos de vacinação na sexta-feira (13/01) e sábado (14/01), das 9h às 16h.

Estarão disponíveis todas as doses para atualizar o esquema vacinal, incluindo 1ª dose, 2ª dose, 1ª Dose de Reforço (conhecida como 3ª dose) e 2ª Dose de Reforço (conhecida como 4ª dose). Para tomar as vacinas de reforço, é necessário ter tomado a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses.

As equipes responsáveis pela campanha são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

No Amazonas, até segunda-feira (09/01), 885 mil pessoas estavam com a aplicação da 1ª Dose de Reforço em atraso e 799 mil pessoas estavam com a aplicação da 2ª Dose de Reforço. “O objetivo é facilitar ainda mais o acesso à vacina. Como sempre falamos, a vacina é a principal estratégia para evitar casos graves da Covid-19”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a vacinação descentralizada tem sido uma estratégia de sucesso utilizada na campanha de vacinação contra a Covid-19, que visa estimular a adesão e o acesso dos usuários à vacina, com a instalação de pontos de atendimento em locais e horários alternativos.

“Mais de 80 unidades de saúde da rede municipal vacinam diariamente contra a Covid-19, como ação de rotina. O que queremos nesses dois dias de atendimento descentralizado é chamar o público que não iniciou ou que está com o esquema vacinal incompleto a se vacinar, aproveitando o momento das compras de supermercado”, afirma a secretária.

Segundo a diretora de recursos humanos do Grupo DB, Elane Medeiros, os supermercados vão contar com uma área adequada para a vacinação. “O Amazonas já passou por momentos sombrios por causa da doença e o Grupo DB sempre esteve ao lado da população, seja com horário especial de funcionamento, com delivery e agora como ponto de vacinação”, afirmou.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Baraúna Assayag, instituição que dá suporte a ação, a vacinação nos supermercados facilita a rotina de quem quer se imunizar. “Se tivermos toda a população vacinada, estaremos protegidos, pois o comércio fica sempre preocupado em fechar. Precisamos que todos entendam que a vacina traz a segurança”, acrescenta.  

Documentação

O interessado para a vacinação precisa apresentar documento de identificação com foto, CPF e Carteira Nacional do Serviço Único de Saúde (SUS). Para aqueles com o esquema atrasado devem portar também a carteira de vacinação para ser atualizada.

Postos de vacinação

Confira o endereço dos supermercados que funcionarão como pontos de vacinação na intensificação da campanha de Vacinação contra à Covid-19:

Hiper DB Paraíba – Rua Jornalista Humberto C. Filho, 1.128, Adrianópolis, zona centro-sul;

Hiper DB Ponta Negra – Avenida Coronel Teixeira, 7.687, Ponta Negra, zona oeste;

Hiper DB Cidade Nova – Avenida Noel Nutels, 1762, Cidade Nova, zona norte;

Hiper DB Nova Cidade – Avenida Margarita, 1.359, Nova Cidade, zona norte;

Super DB Eduardo Ribeiro – Avenida Eduardo Ribeiro, 453A, Centro, zona central;

Super DB Mutirão – Avenida Autaz Mirim, 843, Mutirão, zona leste.

 FOTO: Edu Prado/FVS-RCP

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas irá construir novo quartel da Rocam em Manaus

Redação Am

Ipem divulga inscrição para novas turmas do curso de Metrologia Básica

Redação Am

Governador Wilson Lima inclui piaçava no programa estadual de subvenção aos extrativistas

Redação Am