Portal Uno Midias
Cidade

Vacinadores recebem orientação para atuar na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, localizado na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste, iniciou na manhã desta quarta-feira, 21/9, o treinamento dos 300 vacinadores que irão atuar durante a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022.

O treinamento, realizado na sede do CCZ, segue até esta quinta-feira, dia 22, dividido em quatro turmas, abordando a estratégia de execução de campanha, informações sobre a raiva, sintomas da doença nos animais, orientações para aplicação da vacina, conservação das doses do imunizante, descarte adequado do material após a vacinação, e informações do comprovante de vacina que será entregue para o tutor do animal e que serão utilizadas na tabulação de dados para o relatório final da campanha.

Com uma duração de 45 dias úteis, a campanha será iniciada na sexta-feira, 23/9, e tem como meta imunizar 237.518 animais, sendo 161.110 cães e 76.408 gatos, o que representa a vacinação de 80% da população estimada de cães e 100% da população de gatos, como recomendado pelo Ministério da Saúde para o controle e prevenção da doença.

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Rodrigues, destaca que a vacinação de cães e gatos contra a raiva é obrigatória e deve ser feita anualmente. “A vacina é muito importante, porque a raiva não tem cura. É uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o ser humano e a única forma de prevenção é a vacina. Por isso, além da campanha realizada anualmente, o CCZ tem mantido três postos fixos para a imunização dos animais durante todo o ano”, afirmou o diretor.

Estratégia

Como ocorre em todas as edições da campanha antirrábica animal, a ação será executada por equipes de vacinadores percorrendo as ruas dos bairros, indo aos domicílios para imunizar cães e gatos. O trabalho vai ocorrer simultaneamente em bairros das quatro zonas urbanas de Manaus, de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 13h30. Podem ser vacinados animais com pelo menos três meses de idade e que apresentem boas condições de saúde.

Segundo o chefe do Núcleo de Vigilância de Zoonoses do CCZ, Jhonata Calheiros, o cronograma será divulgado semanalmente para que a população fique atenta sobre a visita dos vacinadores. “Os moradores devem colaborar contendo o animal que irá receber o imunizante e informar sobre as condições de saúde para que o vacinador possa avaliar a situação”, explica.

Além da vacinação em domicílio durante a campanha, será mantida a oferta do imunizante em três postos fixos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h, sem precisar de agendamento prévio. Os postos fixos funcionam na sede do CCZ; na Unidade Móvel 1, que está instalada no estacionamento do Centro Universitário Fametro Grande Circular, na avenida Autaz Mirim, nº 8.565, Cidade Nova; e na Unidade Móvel 2, que está no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignólia, rua Tupinambá, nº 119, Cidade Nova.

A raiva é uma zoonose, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos. Pode ser transmitida dos animais para o ser humano, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.

“Como o município de Manaus está situado em região com incidência de morcegos hematófagos e primatas, vetores naturais da raiva, tanto a população quanto animais domésticos são mais suscetíveis à transmissão da raiva. Por isso, a vacinação é uma importante medida para evitar o contágio pela doença”, alerta Jhonata Calheiros.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde, no 0800 280 8 280, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e a população também pode entrar em contato via WhatsApp ou e-mails do CCZ: Administração – 98842-8359; Núcleo de Vigilância de Zoonoses – 98842–8508 / serec.manaus@gmail.com; e Núcleo de Controle Populacional Animal – 98842-8540 / nucra.ccz@gmail.com; ou pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Visa Manaus dá início à Semana do Regulado com orientações ao segmento de supermercados da cidade 

Redação Am

Mais de 900 vias da zona Norte de Manaus são beneficiadas com serviço de recapeamento da prefeitura

Redação

Escola da zona Norte promove roda de conversa com atriz amazonense

Redação Am