Portal Uno Midias
Cidade Meio Ambiente

Vacinação antirrábica da Prefeitura chega a 23 bairros nesta semana, de 21 a 25/11

Equipes de vacinadores da Prefeitura de Manaus vão percorrer ruas de 23 bairros da capital de terça-feira a sábado, 21 a 25/11, dentro da programação da campanha municipal de imunização antirrábica animal deste ano. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.

Não haverá visitações da campanha na segunda-feira, 20/11, em virtude do feriado municipal em comemoração pelo Dia da Consciência Negra.

Ao todo, 220 trabalhadores atuam nas visitações de casa em casa, na etapa urbana da intensificação da vacinação antirrábica. O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, enfatiza que as visitas ocorrem das 8h às 12h e são feitas por duplas, compostas de um vacinador e um registrador, devidamente identificados com o uniforme da campanha.

“Pedimos à população que observe os cronogramas semanais de visitas, divulgados nos canais da Semsa, e fique atenta à passagem das equipes. Os tutores devem ainda estar presentes e colaborar para conter os animais na hora da aplicação”, orienta.

O alvo da campanha anual de imunização, conforme Rodrigo Araújo, são cães e gatos com idade a partir de três meses. “Os animais devem estar em boas condições de saúde para receber a vacina. Por isso, os proprietários devem ficar atentos ao comportamento de seus pets e evitar a vacinação, se houver sinal de doença”, afirma.

Imunização

As atividades da campanha de imunização alcançam todas as zonas da capital nesta semana. Na zona Sul, as equipes chegarão a ruas de nove bairros: Aparecida, Adrianópolis, Aleixo, Chapada, N.S. das Graças (área geral do bairro e o conjunto Vieiralves), Parque 10, Presidente Vargas, São Francisco e São Geraldo.

A zona Norte terá visitações nos bairros Alfredo Nascimento; Cidade de Deus, incluindo ruas da área geral e das comunidades Aliança com Deus, Ben-Hur, Braga Mendes e Vila Nova; Monte das Oliveiras, dentre vias da área geral e dos conjuntos Carlos Braga e Monte Pascoal; e Santa Etelvina.

Os bairros Colônia Antônio Aleixo, Grande Vitória e Puraquequara, além das comunidades Nova Vitória, no Gilberto Mestrinho, e Novo Reino, no Tancredo Neves, estão na rota das equipes de vacinação da prefeitura na zona Leste.

Já na zona Oeste, o itinerário dos vacinadores inclui os bairros Ajuricaba, Alvorada, bairro da Paz e Redenção, além do conjunto residencial Jardim Versalles, no Planalto.

O serviço de imunização de cães e gatos contra a raiva humana ainda é ofertado em três pontos fixos no período da campanha municipal: o CCZ Manaus, situado na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa; o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, 119, Cidade Nova; e o Centro de Convivência da Família e do Idoso, na rua Barreirinha, nº 14, quadra 45, São José. Nesses locais, o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Intensificação

Com a meta de imunizar 255 mil cães e gatos na capital contra a raiva humana, a etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica da prefeitura iniciou no dia 20/9 e tem encerramento previsto no dia 6/12. A etapa rural da ação ocorreu de 12 de junho a 30 de agosto, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural de Manaus.

A vacinação é obrigatória para todos os animais a partir de 3 meses, ocorrendo anualmente como parte das ações de saúde pública para controle e erradicação da doença.

Cronograma de 21 a 25/11

Zona Sul

21/11 – Aparecida e Presidente Vargas

22/11 – Aleixo e São Francisco

23/11 – Adrianópolis e N.S. das Graças (geral e conjunto Vieiralves)

24/11 – Chapada e São Geraldo

25/11 – Parque 10

Zona Norte

21/11 – Cidade de Deus (geral, Ben-Hur, Braga Mendes e Vila Nova)

22/11 – Alfredo Nascimento e Cidade de Deus

23/11 – Cidade de Deus (Aliança com Deus) e Santa Etelvina

24/11 – Monte das Oliveiras (geral e Carlos Braga)

25/11 – Monte das Oliveiras (Monte Pascoal)

Zona Leste

21/11 – Colônia Antônio Aleixo

22 e 23/11 – Puraquequara

24 e 25/11 – Gilberto Mestrinho (Nova Vitória), Grande Vitória e Tancredo Neves (Novo Reino)

Zona Oeste

21/11 – Redenção

22/11 – Ajuricaba e bairro da Paz

23 e 24/11 – Alvorada

25/11 – Planalto (Jardim Versalles)

—-

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Em anexo

—-

SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde

Assessora responsável: Andrea Arruda – (92) 99100-0777

E-mail: decom.semsa@gmail.com

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura promove acolhida dos novos servidores concursados da Manaus Previdência

Redação Am

Ageman solicita modernização de luminárias em vias de Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus oferta 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Redação Am