Portal Uno Midias
Brasil Economia

Urgente! ‘Mão Fantasma’: bancos alertam para novo golpe

A  Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou nesta sexta-feira (26) para um novo golpe: o da “Mão Fantasma”. Também conhecido como “Golpe do Acesso Remoto”, a fraude consiste no golpista tentando entrar em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco. 

O fraudador pede a instalação de um aplicativo no celular para verificar falsas irregularidades na conta do cliente, para isso, usa várias abordagens para enganar o cliente: informa que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras artimanhas. E diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema. Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.

A FEBRABAN esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Não há registro de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente.

No caso do Golpe do Acesso Remoto, os criminosos realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites.

Muitos usuários anotam suas senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de Whatsapp ou em outros locais do celular. Também há casos de clientes que usam a mesma senha de acesso do banco em outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet, e estes apps, em grande parte dos casos, não contam com sistemas de segurança robustos e a proteção adequada das informações dos usuários.

“O banco nunca liga para o cliente pedindo para que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular. Também nunca liga pedindo senha nem o número do cartão ou ainda para que o cliente faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN.

IG/ECONOMIA

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Motoristas de aplicativos: sem acordo com governo sobre projeto de regulamentação, categoria mantém protestos

Brasil 61

Isenção tributária para farelo e óleo de milho beneficiará setor agrícola, aponta senadora Tereza Cristina

Brasil 61

Preços do trigo estão com poucas oscilações no período de entressafra

Brasil 61