As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, seguem atendendo a população feminina dos bairros Grande Vitória e Tarumã-Açu, até esta sexta-feira, 6/10. As estruturas gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão deslocadas e passarão a funcionar em novos locais, respectivamente nas zonas Oeste e Leste, a partir da segunda-feira, 9/10.
Com atendimento exclusivamente para o público feminino, as estruturas itinerantes funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Atualmente instalada na rua Riacho Fundo, próximo à escola municipal Antônia Medeiros da Silva, no bairro Tarumã-Açu, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona Oeste encerrará os atendimentos no local nesta sexta-feira, retomando o funcionamento na rua Beija-Flor Vermelho, na comunidade Parque Riachuelo, no bairro Tarumã, na segunda-feira. A estrutura permanecerá no local até o dia 20/10.
Na zona Leste, a unidade móvel que atende a população feminina ficará até a sexta-feira na rua Vitória-Régia, no bairro Grande Vitória. A partir da segunda, a estrutura itinerante da Semsa passa a ofertar serviços próximo à escola municipal Divino Pimenta Faleiros, na avenida Topázio, na comunidade Nova Floresta, bairro Jorge Teixeira, onde deve permanecer também até o próximo dia 20.
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Norte está instalada na rua Dorgival Azarias de Albuquerque, no bairro Santa Etelvina, e tem previsão de permanecer no local até o dia 27/10.
Estratégia
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher são uma estratégia da Semsa Manaus que objetiva fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde direcionadas à população feminina, facilitando o acesso desse público aos serviços e procedimentos da atenção básica.
A carteira de serviços das estruturas inclui, entre outros, consultas médicas e de enfermagem, incluindo acompanhamento pré-natal, além da coleta de preventivo do câncer do colo uterino, exames de ultrassonografia diversos, mamografia e dispensação de medicamentos.
Cada unidade conta com uma equipe de profissionais composta de dois médicos (um clínico geral e um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem), um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um técnico em radiologia e imaginologia, e dois assistentes administrativos.
Balanço
As unidades móveis da Semsa Manaus voltadas à saúde da mulher começaram a funcionar no dia 25/7, na zona Norte, e no dia 26, nas zonas Leste e Oeste.
Até o final do mês de setembro, as três estruturas somam 23.476 procedimentos realizados para moradas das três zonas geográficas, que estão entre as mais populosas da capital.
No total de procedimentos realizados nesse período se incluem 1.816 mamografias, 7.607 exames diversos de ultrassom e 2.293 coletas de preventivo, além de 5.090 consultas médicas e 3.278 consultas de enfermagem.
Fotos – Divulgação / Semsa