Unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foram selecionadas pelo Ministério da Saúde (MS) para participar do segundo ciclo do Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar. O programa tem o objetivo de capacitar equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar protocolos de Cuidados Paliativos de forma a beneficiar pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida e seus familiares, auxiliando na promoção da qualidade de vida.
“Essa iniciativa é importante para os pacientes em Cuidados Paliativos, familiares e profissionais de saúde, pois influencia positivamente na qualidade de vida. Com esse projeto, vamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo SUS no Amazonas”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
Esta é a segunda vez que as unidades de saúde do Estado participam do programa. Em 2021, um encontro virtual sobre o tema teve a participação de gestores e profissionais da SES-AM, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), de Hospitais e Prontos-Socorros e de unidades de pronto atendimento da capital, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão dos hospitais universitários.
Programação – Neste segundo ciclo serão realizados 10 meses de atividades e compartilhamento de conhecimento, que incluem as fases de diagnóstico para compreensão da realidade local, implementação de planos de ação e educação continuada. Após a capacitação haverá um período de monitoramento, com a finalidade de apoiar o amadurecimento das melhorias implementadas nas unidades.
Neste ano, está prevista a participação de um hospital, um serviço de atendimento domiciliar e um ambulatório de especialidades do Estado, que devem ser definidas em breve. Durante o projeto, as equipes selecionadas serão capacitadas e orientadas a implementar protocolos de Cuidados Paliativos de forma a beneficiar pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras de vida e seus familiares.
O programa é uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Hospital Sírio-Libanês.
Pioneirismo – No Amazonas, a FCecon é a unidade mais antiga a oferecer o serviço de Cuidados Paliativos, tendo atuação pioneira. Presente na instituição desde 1997, o Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) oferta enfermaria, Ambulatório de Dor, Ambulatório Pós-Luto e atendimento domiciliar.
Esse acompanhamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, com médicos anestesistas, clínico geral, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, fisioterapeuta e capelã.
A equipe da FCecon trata dos sintomas desconfortantes que a doença avançada traz, como a dor, dificuldade para respirar, fadiga, falta de apetite e as questões psicológicas e espirituais, que são importante componente no controle dos demais sintomas.
FOTOS: Lucas Silva/Secom e Jadson Souza/FCecon