Portal Uno Midias
Amazonas

UGPE e Bombeiros realizam simulação em treinamento para famílias do Residencial Rodrigo Otávio

A ação está inserida no processo de regularização do habitacional, que faz parte do Prosamin+

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou nesta quarta-feira (13/09), uma atividade de simulação para treinamento em casos de pânico e incêndio aos moradores do Parque Residencial General Rodrigo Otávio, localizado no bairro da Cachoeirinha, zona sul. A atividade integra as ações pós-regularização do primeiro residencial do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), inaugurado em maio deste ano pelo governador Wilson Lima.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o Residencial Rodrigo Otávio foi entregue, de forma inédita, todo regularizado e a ação de hoje faz parte do processo de formação das brigadas de incêndio. “É a primeira vez que um habitacional do Prosamin é entregue regularizado, com Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Isso não acontecia em fases passadas do programa. Portanto, essa simulação com a brigada de incêndio também é inédita e muito importante, pois prepara os moradores para lidar com sinistros, como as situações de incêndio e outros incidentes”, observa o secretário.   

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, afirmou que a realização do simulado fecha um ciclo importante relacionado à regularização e à capacitação dos moradores nos aspectos de segurança e prevenção a incêndios. ‘A atividade faz parte do processo de regularização e capacitação que foi realizado com os moradores, e a brigada de incêndio do residencial atende aos padrões de segurança do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)’, ressalta.

“Os moradores aprenderam a manusear os extintores de pó químico ABC, que é o tipo utilizado no habitacional Rodrigo Otávio e também aprenderam sobre quais os procedimentos adotar no caso de vazamentos de gás de cozinha e focos de incêndio provocados por botijas de gás”, disse o oficial Bombeiro, Tenente Ricardo.   

“É importante que todos os moradores saibam como agir em caso de incêndio e vazamentos de gás” afirmou o tenente Ricardo. 

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Municípios do Amazonas são aprovados no Edital “Mais Esporte no Interior”

Redação Am

FUnATI completa 16 anos de serviços especializados para as pessoas idosas do Amazonas

Redação Am

Festival Amazonas de Ópera teve mais de 200 mil visualizações nas redes sociais

Redação Am