Cotidiano

Uerj concede título de doutora honoris causa a Sonia Guajajara

Ministra é primeira indígena a receber honraria da universidade

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou a concessão do título de doutora honoris causa à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Ela é a primeira indígena a receber a honraria da instituição universitária fluminense.

Segundo a Uerj, a decisão de conceder o título à ministra, integrante do povo tenetehara (também conhecido como guajajara), deve-se, entre outros motivos, à intenção de reforçar o compromisso com a visibilização e reparação histórica a todos os povos originários.

“O histórico do trabalho de Sonia Guajajara revela a sua influência positiva na sociedade e a importância de seu engajamento para promover a justiça social, a preservação ambiental e os direitos humanos”, afirmou o conselheiro Affonso Nunes, relator do processo, segundo nota divulgada pela Uerj.

Pedro Geiger

Na mesma sessão, o conselho também aprovou a concessão do título ao pesquisador Pedro Geiger, de 101 anos, que trabalhou por mais de 40 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi professor visitante da Uerj.

Geiger fez estudos sobre a ocupação espacial de áreas específicas como Teófilo Otoni, Colatina e Baixada Fluminense. Ele também apresentou uma proposta de divisão do Brasil em regiões geoeconômicas que não considerava apenas os aspectos físicos do país, segundo a Uerj.

Via Agência Brasil

#honoriscausauerj #educação #brasil

The post Uerj concede título de doutora honoris causa a Sonia Guajajara appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Uerj concede título de doutora honoris causa a Sonia Guajajara appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Manacapuru: mais de 60 agricultores têm documentos regularizados pelo Idam

Voz de Darth Vader, James Earl Jones morre aos 93 anos

AGU notifica Facebook para excluir vídeo falso de Haddad em 24 horas

Redação
Sair da versão mobile