O espaço, transferido integralmente, será utilizado para a realização de atividades dos cursos de Dança, Teatro e Música
A gestão superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu, nesta segunda-feira (24/04), as chaves do teatro Américo Alvarez das mãos do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. O espaço foi transferido, integralmente, para a UEA e será utilizado para a realização de atividades dos cursos de Dança, Teatro e Música da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA).
Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, a conquista é uma luta que a universidade tem desde o início da construção dos cursos ofertados pela universidade. “O espaço será de disseminação dos cursos. Quero agradecer imensamente ao trabalho do secretário Apolo, ao Governo do Estado do Amazonas, em nome do governador Wilson Lima, que se sensibilizou com a causa. Hoje, é um dia grandioso para a nossa universidade, uma data histórica para os cursos de Teatro, Música e Dança da nossa instituição.”
O secretário Marcos Apolo Muniz ressaltou que o espaço continuará cumprindo a missão e vocação, que é a de formar novos profissionais. “O teatro, pela proximidade com a Esat, poderá contribuir, certamente, com a formação de muitos jovens em sua graduação. Agradeço ao reitor e à vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, pela iniciativa de buscar e lutar para que tornasse realidade a transferência do espaço da Secretaria de Cultura para a UEA. Seguimos a orientação do governador Wilson Lima, que também compreende a importância do teatro a ser utilizado não só pela comunidade acadêmica. Ele também continuará atendendo a comunidade.”
“O espaço será cenário de prática para a Escola Superior de Artes e Dança da nossa universidade. Agradeço ao governador Wilson Lima, ao secretário Apolo, e reforço que a UEA está de portas abertas para toda a população amazonense”, disse a vice-reitora.
A Prof.ª Dra. Eneila Santos, do curso de Teatro da UEA, afirma que essa é uma conquista que a Esat espera há muito tempo. “A aquisição do teatro foi dialogada com a Secretaria de Cultura. E, agora, daremos um retorno à sociedade e aos discentes. Podemos fazer desse teatro um espaço de encontro, estudo e entretenimento, além de um local para dialogar com a sociedade. Essa história começa aqui e é simbólica para todos nós. Com 13 anos do curso de Teatro, teremos um congresso internacional e, certamente, apresentaremos esse espaço para estudantes e toda a comunidade acadêmica”, destacou.
Sobre o teatro
Está localizado na rua Ramos Ferreira, 1.512, Centro. Foi inaugurado no dia 5 de novembro de 1986 com o nome de Teatro dos Artistas e dos Estudantes. Em 1992, o espaço foi reformado e batizado com o nome de Américo Alvarez, em homenagem ao teatrólogo, radialista e animador cultural. Em 1997, o teatro encerrou as atividades para ser reconstruído, modernizado e reinaugurado em 2001, quando passou a ser administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
FOTO: Daniel Brito/Ascom UEA