Portal Uno Midias
Amazonas

UEA firma acordo de cooperação técnica com a agência alemã GIZ

Com a finalidade de fortalecer a Bioeconomia na Amazônia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeirt – Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), assinaram termo simbólico de cooperação na manhã desta quarta-feira (17/11). Entre outros objetivos, a parceria tem por finalidade a institucionalização de ferramentas didáticas para formação de alunos em Bioeconomia e cadeias de valor.

O reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, pontuou que a cooperação entre as duas instituições busca promover qualidade de vida, educação e saúde à população, especialmente do interior do Estado, em ações alinhadas ao desenvolvimento sustentável. 

“Já existe um vínculo entre a UEA com a Alemanha. Um vínculo que estabeleceu parceria técnica e, sobretudo, amizade. Hoje, esse momento é importantíssimo porque asseguramos uma ferramenta para colocar a mão na massa, treinar e capacitar pessoas. São novas cadeias produtivas que certamente irão alavancar  a economia do Estado. A ideia de trazer esse projeto é qualificar para que, num cenário próximo, essas pessoas possam adentrar com agregação de valor aos seus produtos”, disse.

O coordenador de Bioeconomia da GIZ, professor doutor Benno Pokorny, destacou o interesse promovido pela parceria, frisando as iniciativas de promoção da área proposta no acordo. “Muitos falam de Bioeconomia, mas para fazê-la funcionar, você precisa de pessoal capacitado, pessoas que saibam como funciona o processo. A UEA tem um papel muito importante nessa capacitação. E nós estamos felizes em sermos parceiros da Universidade nesse grande desafio de criar capacidade de Bioeconomia em todo o Amazonas”, comentou.

A coordenadora do projeto de Bioeconomia e cadeias de valor da GIZ, professora doutora Claudia de Souza, ressaltou a característica de intercâmbio metodológico da parceria, no sentido de estabelecer uma rede de instituições de ensino.

“Uma colaboração fundamental para a capacitação de professores e estudantes, para melhoria da gestão de empreendimentos da agricultura familiar, dos povos tradicionais. É um grande prazer para nós estarmos aqui e celebrarmos, finalmente, essa importante parceria com a Universidade do Estado do Amazonas”, afirmou.

Participaram ainda da solenidade o assessor técnico da GIZ, Carlos Demeterco, o pró-reitor de interiorização da UEA, Valber Martins, a assessora de Relações Internacionais da UEA, Letícia Lopes, a coordenadora de qualidade de ensino da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Edileuza Lobato da Cunha, o procurador jurídico da UEA, David Xavier, e os coordenadores do Rainforest Social Business School, Andrea Lanza Cordeiro e Paulo César Diniz de Araújo.

Sobre a GIZ – A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa controlada pelo Governo da República Federal da Alemanha, incumbida de promover Cooperação Internacional, que atua no âmbito da Proteção do Meio Ambiente e Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, de Energias Renováveis e Eficiência Energética, do Desenvolvimento Urbano Sustentável, da Mudança Climática, da Cooperação Triangular, do apoio prático relacionado às parcerias com o setor empresarial e da contribuição, por meio de recursos humanos e/ou financeiros, em atividades e projetos de interesse comum entre os governos do Brasil e da Alemanha.

FOTOS: Daniel Brito/ASCOM UEA 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Professor da UEA apresentará Ecopainel de MDF da fibra do açaí no Rio Innovation Week

Redação Am

CDM da Imprensa Oficial entra para hall de entidades custodiadoras do Conselho Nacional de Arquivos

Redação Am

Casa das Artes lança nova temporada de exposições neste sábado (15/01)

Redação Am