Portal Uno Midias
Cidade

UBS Morro da Liberdade será desativada para início das obras de demolição e reconstrução

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro da Liberdade, na zona Sul da cidade, da Prefeitura de Manaus, terá as atividades suspensas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a partir da próxima quinta-feira, 6/10, quando o prédio começa a ser desocupado para que seja demolido e reconstruído no padrão de unidade de grande porte, com estrutura mais moderna e capacidade ampliada de atendimento. A UBS é uma das 100 unidades de saúde do plano de obras definido pelo prefeito David Almeida para 2022 e 2023.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informa que o prazo previsto para a entrega do novo prédio é de 12 meses e ressalta que a nova estrutura segue o padrão de unidade porte 4, com 1,2 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 1,2 mil atendimentos diários. “A nova UBS foi desenhada para garantir mais conforto aos usuários e aos servidores e para oferecer mais segurança e qualidade aos serviços de assistência e prevenção oferecidos à população manauara”, salienta a secretária.

Durante as obras, os usuários passam a ter como referência a UBS Lúcio Flávio, localizada no bairro Betânia, que já sofreu adequações para receber servidores, equipamentos, mobiliário, insumos e medicamentos da UBS Morro da Liberdade. Apenas os serviços de atendimento a casos suspeitos de Covid-19, profilaxia da raiva humana e coleta de material para exames laboratoriais não serão incorporados. Para estes casos, o usuário será orientado a buscar a unidade de referência mais próxima, na zona Sul. A lista de endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site da Secretaria (semsa.manaus.am.gov.br).

Com a necessidade de demolição da UBS Morro da Liberdade, o Laboratório Distrital Sul, que funciona no mesmo terreno e é responsável pelo processamento de todos os exames coletados no Distrito de Saúde Sul, também será desativado temporariamente. A diretora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico, Angela Loureiro, informa que os exames serão em outros laboratórios distritais e que, em aproximadamente, três meses, a unidade volta a funcionar em outro espaço, onde permanecerá até que a sede definitiva seja entregue.

A diretora informa que a mudança não terá impacto na rotina dos usuários, uma vez que a unidade não é posto de coleta. Angela destaca que os pacientes continuarão a seguir a orientação das unidades de atendimento para os procedimentos relativos à coleta de material para exames e informa que os resultados continuarão a ser disponibilizados pelo sistema eletrônico Labonline (https://labonline.manaus.am.gov.br/exames.php).

Unidade Modelo

A nova UBS Morro da Liberdade seguirá o modelo definido pela Prefeitura de Manaus para as unidades porte 4. Com dois pavimentos, a unidade terá 57 ambientes, incluindo duas recepções, quatro salas de espera, dez consultórios médicos, quatro consultórios odontológicos, um consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.

A unidade irá funcionar com horário estendido (à noite e aos sábados) e irá oferecer serviços de atenção primária, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento de programas sociais e ações de promoção e assistência à saúde materno-infantil, do adolescente, do adulto e do idoso.

Com a inauguração do novo prédio, a UBS Morro da Liberdade será a segunda da rede municipal no novo modelo porte 4, e outras 14 estão programadas para iniciar a construção até 2023, contemplando as quatro zonas urbanas de Manaus.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito lança programa “Entrada Garantida” para facilitar a compra da casa própria

Redação Am

Prefeitura de Manaus amplia oferta da vacina bivalente para idosos na Policlínica da Funati

Redação Am

Ageman destaca tarifas sociais de água em evento sobre ‘Controle Externo e Novo Marco Legal do Saneamento Básico’, em Brasília

Redação Am