Portal Uno Midias
Manaus

Turismo ecológico e rural pautam encontro entre Sedecti, Amazonastur e Prefeitura do Careiro Castanho

Propostas para desenvolver o turismo ecológico e rural no município do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), entre outras potencialidades, foram o tema do encontro entre representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), da Secretaria de Turismo e Cultura do Careiro Castanho e da AmazonasTur, na manhã desta quinta-feira (23/09), no auditório da Sedecti, na avenida Urucará, 595, bairro da Cachoeirinha.

Com foco na ação do Arranjo Produtivo Local ligada ao Plano Plurianual (PPA) do Governo do Amazonas, o chefe do Departamento de Diversificação Econômica da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Sedecti, José Sandro Ribeiro, explicou que o  encontro se deu pela demanda recebida da Secretaria de Turismo e Cultura de Careiro Castanho, sobre tratativas para a questão da pesca esportiva e do turismo.

“A reunião tratou sobre o Arranjo Produtivo Local da pesca esportiva que, hoje, movimenta em média cerca de R$ 64 milhões ao ano, segundo informou a secretária de Turismo do Careiro Castanho. Nesse sentido, o papel da Sedecti é de articular, junto aos órgãos competentes, para levar recursos financeiros, além de levar capacitação, comercialização, entre outras ações de financiamento para aquela cidade”, destacou Sandro Ribeiro.

Para a secretária de Turismo e Cultura do município de Careiro Castanho, Neuzilena Macena, a reunião na Sedecti foi muito valiosa porque possibilitou mais uma parceria com o Governo do Estado.

“Nós tínhamos apenas o contato com a Amazonatur, mas agora, temos mais esse apoio com a Sedecti. Essa ajuda da Sedecti é muito importante porque irá auxiliar com envio de dados para que possamos ter material para a elaboração de políticas públicas. Além disso, vamos contar com estatísticas corretas sobre o turismo no nosso município”, disse Neuzilena. Ela destacou as potencialidades das comunidades organizadas que trabalham nos projetos Pé de Pincha e também da meliponicultura, que funcionam como atrativo do turismo rural no Careiro.

Três frentes – A diretora de Desenvolvimento e Turismo da Amazonastur, Isadora Alfaia, destacou as três frentes que o órgãos vêm trabalhando  no interior  do estado. 

“A nossa diretoria trabalha em três frentes que são formatar o produto turístico que o município tem; capacitar os produtores e ordenar; e sensibilizar e fiscalizar esse produtor. Por isso, é importante que esse produtor esteja cadastrado no Cadastrotur, que é o sistema do Ministério do Turismo. Dessa forma, podemos auxiliar melhor o turismo não apenas no Careiro, mas também pode se tornar um projeto piloto para outras cidades”, reforçou a diretora. 

Turismo ecológico – A pesca e a meliponicultura no Careiro Castanho são alguns dos atrativos que movimentam a região, mas que ainda precisam de melhorias na ordenação dos produtores. 

De acordo com Karla Martins, chefe do Departamento de Políticas e Inovação Industrial da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia  e Inovação (Secti) da Sedecti,  o primeiro contato com a área de turismo da Prefeitura do Careiro  Castanho aconteceu depois de uma visita da secretária executiva de Ciência,  Tecnologia e tecnologia da Sedecti,  Tatiana Schor, àquele município. 

“A visita da secretária Tatina Schor, quando da apresentação e divulgação da Rede Rhisa, foi o ponto de partida para esta reunião. Hoje é a continuidade para ouvir as demandas e dar os encaminhamentos a partir das perspectivas da Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos pontos é a inserção do turismo ecológico, a partir da área de meliponicultura e outros correlacionados no Careiro. A Secti também trabalha com economia criativa, numa perspectiva de inovação e que pode trazer grandes resultados, além da bioeconomia, que também estamos tratando dentro da nossa pasta”, reforçou Karla Martins. 

Os próximos passos para atender a demanda e auxiliar o segmento de turismo do Careiro Castanho serão por meio de estudos que a Sedecti irá construir com os dados fornecidos pelo município e, também, por meio de visitas em campo. As visitas contarão com equipes técnicas da Sedecti e da Amazonastur, entre outras secretarias. O foco será a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável da cidade. 

Fotos: divulgação/Sedecti

RELACIONADOS

Programação cultural movimenta fim de semana em Manaus

Redação Am

Rede de Vizinhos Protegidos da Polícia Militar entrega livros e materiais didáticos no bairro Planalto

Redação Am

Governo realiza consultas públicas sobre o Prosamin+ nesta terça e quarta-feira

Redação Am