Manacapuru, localizado na Região Metropolitana de Manaus, é o primeiro município a receber o projeto “Trilhas do Saber”, do Governo do Amazonas, em 2022. O projeto, que foi lançado pelo governador Wilson Lima, inicia o ano com uma edição especial. Cerca de 650 profissionais da educação participam das formações realizadas pelos profissionais do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), de segunda (14/02) a quarta-feira (16/02).
Esta edição do ‘Trilhas’ está organizada em cinco percursos formativos, voltados para os públicos de equipe gestora, docentes do Ensino Médio, docentes do Ensino Fundamental Anos Finais, docentes dos Anos Iniciais e não docentes. Totalizando 80 ações, elas abordarão temáticas relacionadas ao fazer pedagógico, com aulas expositivas e dialógicas, debates e socialização de relatos de experiências.
A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, recorda que as formações foram bem aceitas em 2021; e o público já ansiava pelo retorno das atividades neste ano. “Este projeto visitou 14 cidades no ano passado e foi um sucesso por onde passou. Para este ano, teremos ainda mais cidades contempladas; e nossos profissionais melhor preparados para oferecer uma educação de qualidade”, frisa.
Para a equipe gestora, o foco será a formação continuada e implementação do Novo Ensino Médio (NEM), além de itinerários e o papel do gestor na escola. Já para os docentes, os temas variam de acordo com a especificidade, como “Referencial e estratégias curriculares de implementação da proposta pedagógica”, um dos cursos ofertados. Os não docentes terão formações ligadas ao relacionamento interpessoal, planejamento e organização.
As formações visam potencializar a qualificação dos profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e incentivar novas práticas pedagógicas, por meio de palestras, minicursos e oficinas pedagógicas. A formação ocorrerá no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Prefeito Washington Luis Régis da Silva.
Participando pela segunda vez das oficinas do projeto “Trilhas do Saber”, a professora Zulenice Araújo, que atua na EE Gilberto Mestrinho, repartimento Tuiué, na zona Rural, acredita que a iniciativa incentiva o ensino dos alunos.
“Estou aqui, mais uma vez, para participar do “Trilhas do Saber”, um projeto muito importante, de grande valia, e espero levar daqui mais aprendizado, mais prática, mais teorias para potencializar assim o ensino e aprendizado dos nossos alunos”, frisa a docente.
Trilhas do Saber – O circuito formativo do “Trilhas do Saber” é uma iniciativa do Governo do Amazonas e integra o programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021, com investimentos da ordem de R$ 400 milhões em quatro eixos prioritários.
Para a execução do “Trilhas do Saber”, a Secretaria de Educação e Desporto atua em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
FOTOS: Drance Jézus / Seduc-AM e Arquivo Pessoal