Amazonas

Transportes intermunicipais: Arsepam e Sejusc firmam parceria para ampliar fiscalização de direitos de idosos e PcDs

Termo de cooperação técnica compreende como públicos-alvo ainda crianças, adolescentes e mulheres

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) firmaram, na tarde desta quarta-feira (11/10), um termo de cooperação técnica para ampliar a fiscalização e a orientação no que diz respeito aos direitos das pessoas idosas, com deficiências (PcD’s), crianças, adolescentes e mulheres, nos transportes rodoviário e hidroviário intermunicipal de passageiros.

O instrumento busca promover maior eficiência e celeridade no acompanhamento, análise e resolução das demandas relativas à defesa dos direitos desses grupos nos transportes regulados pela autarquia estadual, assim como prevê a realização de ações conjuntas entre os dois órgãos. O documento seguiu para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destacou que a parceria institucional é fundamental para o aprimoramento das atividades executadas. Com a medida, para ele, os usuários dos transportes intermunicipais, em especial os grupos mencionados, se sentirão mais seguros porque saberão que os direitos previstos em leis estão sendo resguardados.

“Esse instrumento é muito importante para a Arsepam e também para a Sejusc, na realização de suas ações e no cumprimento de suas finalidades, uma vez que o termo facilita a execução de atividades em conjunto entre os órgãos e na fiscalização de direitos dos públicos atendidos pela secretaria”, explicou Rufino.

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforça que a cooperação com a Arsepam acentua o compromisso do Governo do Amazonas na preservação dos direitos da população vulnerável que utiliza transportes coletivos.

“Essa é mais uma parceria que traz benefícios para o nosso público de interesse, especificamente idosos, pessoas com deficiência, mulheres, e crianças e adolescentes que certamente vão se sentir mais seguros com esta fiscalização e orientação sobre seus direitos nos transportes hidroviários e rodoviários”, frisa Jussara.

Destaques dos órgãos

Conforme o documento, em caso de recebimento de informações, sugestões, reclamações e denúncias protocolizadas pela Ouvidoria da Arsepam sobre o descumprimento dos direitos desses grupos, a autarquia estadual deve encaminhar para a Sejusc os autos do processo juntamente com os documentos necessários para a adoção das providências legais por parte da Agência Reguladora.

Também quando solicitado, a Arsepam deve disponibilizar os resultados das fiscalizações e os dados técnicos relativos ao cumprimento dos direitos desses grupos.

Para a Sejusc, entre as obrigações previstas, destaca-se disponibilizar à Agência Reguladora, quando solicitado, os resultados das fiscalizações e os dados técnicos relativos aos públicos-alvo do termo, como também analisar os resultados das fiscalizações e formalizar, quando couber, o processo administrativo competente para a apuração de irregularidades e a aplicação de sanções administrativas, dentro das suas atribuições legais.

O termo prevê ainda que os órgãos promovam, organizem e incentivem a realização de palestras, conferências, seminários, entre outros, para a capacitação e aperfeiçoamento de pessoal.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Representando o Amazonas, atleta venezuelano quebra recorde nacional em salto triplo

Redação Am

Cigás adota inteligência de análise de dados para aperfeiçoamento do serviço prestado

Redação Am

Justiça do AM decide que maiores de 21 anos não podem receber pensão por morte

Redação
Sair da versão mobile