Os trabalhadores da Educação começaram a receber, nesta terça-feira, 10/8, a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O atendimento nos 27 pontos disponibilizados pela Prefeitura de Manaus está sendo realizado por grupos. A estratégia definida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue a ordem de aplicação da primeira dose nesses profissionais e evita que ocorram aglomerações. A programação para a vacinação da categoria irá até o dia 18/8. A meta da prefeitura é que todos os que trabalham nas instituições de ensino estejam com o ciclo vacinal concluído antes do retorno das aulas presenciais, previsto para o dia 23 deste mês.
O primeiro grupo a receber a segunda dose foi o de trabalhadores da educação básica municipal e federal. Nesta quarta-feira, 11, até o dia 13 (sexta-feira), poderão receber a segunda dose os da educação básica estadual. Na terça-feira, 17, será a vez dos que trabalham com ensino básico na rede particular, seguidos dos profissionais do ensino superior da rede privada, no dia 18, quarta-feira.
“Estamos com toda a estrutura de vacinação preparada para atender esse grupo, garantindo a segurança necessária para o retorno das aulas totalmente presenciais. Para aumentar ainda mais essa tranquilidade, no caso da educação básica, teremos o ‘reforço’ da vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos nesta semana, conforme decidiu o prefeito David Almeida. Eles voltarão às escolas já com a primeira dose do imunobiológico”, informou a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe.
Segundo ela, somado à vacinação, os estabelecimentos de ensino seguirão observando as medidas de segurança, orientando os alunos quanto aos cuidados individuais como o uso de máscara, o distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel em todas as dependências das escolas.
“Mesmo com a vacina, não podemos relaxar na observação desses cuidados, que devem ser de todos”, apontou.
Outros grupos
Independentemente do cronograma especial para atendimento aos trabalhadores da educação, a Semsa segue atendendo ao público de 18 anos e mais e os remanescentes dos grupos prioritários que ainda não tenham tomado a primeira dose, bem como os que já estão no prazo para a segunda dose.
“É muito importante que essas pessoas, de primeira e segunda doses, compareçam aos nossos postos. Esse é um esforço concentrado, que envolve toda a sociedade. Não é responsabilidade apenas do poder público. Não teremos sucesso contra a Covid-19 se as vacinas continuarem nos frascos. Precisamos de vacinas nos braços. Precisamos da população imunizada para que possamos sair dessa situação de pandemia”, alertou Shádia.
A secretária sugeriu a quem ainda irá tomar a primeira dose da vacina, que faça a inserção prévia dos dados na plataforma Imuniza Manaus, que pode ser acessada pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br.
“Não é condição obrigatória para receber a vacina, mas a inserção dos dados no sistema, antecipadamente, ajuda a agilizar o atendimento nos pontos, além de possibilitar à área técnica uma visão mais ampla do quantitativo de pessoas a serem imunizadas, possibilitando um planejamento ainda melhor”, destacou.
Shádia Fraxe ressaltou ainda que para receber a primeira dose é preciso apresentar um documento de identidade original com foto, o CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, apenas o documento de identificação, o CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.
Antes de decidir a qual posto ir, a Semsa orienta que seja feita uma consulta ao “Filômetro” (bit.ly/filometrovacina), que indica o movimento nos locais de vacinação.
Pontos de vacinação contra a Covid-19
Zona Norte
9h às 16h
Shopping Phelippe Daou
Avenida Camapuã, nº 2.939 – Cidade de Deus
Somente para pedestre
9h às 17h
Clínica da Família Carmen Nicolau
Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº – Lago Azul
9h às 19h
UBS Augias Gadelha
Rua A, nº 15, conjunto Ribeiro Junior – Cidade Nova
UBS Sálvio Belota
Rua Samambaia, nº 786 – Santa Etelvina
UBS Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, núcleo 3 – Cidade Nova
UBS Armando Mendes
Rua das Aragarças, nº 786 – conjunto Manoa
UBS Arthur Virgílio
Travessa 10, nº 3.015 – Amazonino Mendes
Zona Sul
9h às 16h
Studio 5 – Centro de Convenções
Avenida Rodrigo Otávio, nº 3.555 – Distrito Industrial I
Somente para pedestre
9h às 17h
UBS Megumo Kado
Rua Inocêncio de Araújo, nº 37 – Educandos
UBS Theodomiro Garrido
Rua São José, s/nº – Colônia Oliveira Machado
Policlínica Castelo Branco
Rua do Comércio, s/nº – Parque 10 de Novembro
UBS Lúcio Flávio Vasconcelos Dias
Rua Nova Olinda s/nº – Raiz
Leste
9h às 16h
Sesi – Clube do Trabalhador
Avenida Cosme Ferreira, nº 7.399 – São José I
Ponto para pedestre e drive-thru
UBS Guilherme Alexandre
Rua Nova República, nº 575 – Colônia Antônio Aleixo
9h às 17h
UBS Silas Santos
Rua Guaporé, s/nº – conjunto Castanheiras – Gilberto Mestrinho
UBS Gebes Medeiros
Avenida Pirarucu, nº 100 – Jorge Teixeira
UBS Waldir Bugalho
Rua 7 de Setembro, nº 871 – Jorge Teixeira IV
UBS Geraldo Magela
Rua I, s/nº – Armando Mendes
9h às 19h
UBS Alfredo Campos
Avenida Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi dos Palmares
UBS Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, s/nº – São José Operário
UBS Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves
Oeste
9h às 16h
Sambódromo
Avenida Pedro Teixeira, nº 2.565 – Dom Pedro
Ponto para pedestre e drive-thru
9h às 17h
Policlínica Djalma Batista
Rua Teotônio Vilela, s/nº – Compensa
UBS Ajuricaba
Avenida Leste, s/nº, conjunto Ajuricaba – Alvorada
UBS Santos Dumont
Rua Comandante Norberto Von Gal, s/nº, conjunto Santos Dumont – Bairro da União
9h às 19h
UBS Deodato de Miranda Leão
Avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória
UBS Leonor de Freitas
Avenida Brasil, s/nº – Compensa II