Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Topedindo adota estratégia de crescimento por aquisições

Uma pesquisa realizada pela KPMG – auditoria independente presente em aproximadamente 150 países do mundo – aponta que as fusões e aquisições de empresas no Brasil, em especial às ligadas a internet e tecnologia da informação, seguem em alta. Somente em 2022, o Brasil registrou mais de 1,7 mil transações desta natureza, a maioria envolvendo compradores e vendedores nacionais. Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo o destaque do levantamento que é realizado desde 2023.

No entanto, a realidade irradia para o interior do país. No Sul de Santa Catarina, por exemplo, a empresa Topedindo, nascida da cidade de Criciúma (SC), segue a mesma estratégia de crescimento. Antes atuando apenas com o serviço online de venda de produtos no ramo de food service, a marca se posiciona no mercado como uma investidora em empresas e startups de base tecnológica. De janeiro de 2022 para cá, foram quatro aquisições e um investimento.

De acordo com o sócio da Topedindo, Luís Felipe Cardoso Fabris, a primeira empresa adquirida foi a Polvo Tickets, em janeiro de 2022, para entrar de vez no mercado de eventos. Após, vieram a Folk Sistemas, startup Neexels e a fábrica de software DevInBox. Já neste ano, a empresa investiu na startup Bravura, tornando-se sócia majoritária da máquina inventada por dois engenheiros que produz drinks em 16 segundos. “Sempre procuramos empresas ou startups que tenham a mesma relação com os segmentos que atuamos e com base tecnológica. Dessa forma conseguimos agregar no nosso produto, crescer mais rápido, e aumentar, consequentemente, a equipe e o faturamento”, pontua.

Outra estratégia que foi adotada pela empresa, conta Luís Felipe, é a rapidez ao decidir pelo fechamento de novos negócios. “Acreditamos que o sim ou o não precisa vir muito rápido. Gostamos de otimizar o tempo, de agilizar, mas da forma mais assertiva possível”, diz ele, ao complementar: “conversamos com o empreendedor, vemos se há combinação entre os nossos negócios, se está de acordo com os nossos valores e cultura. Todas as empresas já adquiridas ou investidas tinham um propósito semelhante ao nosso e vieram para somar ao portfólio”.

On-line e off-line caminhando juntos

A Folk Sistemas foi a segunda empresa adquirida, após a Polvo Tickets. Especializada em sistemas de gestão de bares e restaurantes, ela uniu forças à plataforma da Topedindo ainda em 2022. De acordo com o fundador da Folk, Marcelo Michels Alexandre, a partir da aquisição, o produto ampliou a oferta de ferramentas dando ao cliente a possibilidade de organizar e centralizar as informações num só sistema. “Nosso portfólio passa a contemplar soluções on e off-line. A Folk com foco na gestão para o restaurante e a Topedindo em site e aplicativo para o consumidor final, atendendo os lojistas de ponta a ponta”, diz Marcelo. Desde a aquisição, os colaboradores das duas empresas foram unidos no mesmo grupo.

Para o futuro, expectativas são de ainda mais aquisições e crescimento

Atualmente a Topedindo atua na parte de bar, restaurante e eventos, por meio das verticais Topedindo Alimentação, Topedindo Ingressos, Folk Sistemas, Neexels QRCode na Mesa, Máquina de Drink Bravura e fábrica de software DevInBox. A ideia é continuar seguindo a estratégia, fomentando parcerias e oferecendo serviços abrangentes e tecnológicos. “Assim que entramos na operação, entendemos por completo o negócio, organizamos, fazemos a gestão e estruturamos as partes comercial e de tecnologia. Dessa forma conseguimos agregar com conexões, estratégia e operacionalmente”, explana Luís Felipe.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Doação de leite humano deve ser mais estimulada

DINO

Indústria de alimentos com Selo Kosher aumenta no país

DINO

Exportação de açaí cresce quase 15.000% em dez anos

DINO