Portal Uno Midias
Cidade

Telemonitoramento de gravidez de alto risco é destaque em fórum promovido pela Prefeitura de Manaus

Os servidores do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) participarão nesta sexta-feira 22/7, do Fórum de Vinculação da Gestante, promovido pela Prefeitura de Manaus, para discutir ações em rede e fortalecer o atendimento à gestante e ao bebê, com o objetivo de reduzir as mortalidades materna, fetal e infantil.  Além dos servidores municipais, o evento contará com a participação de profissionais de saúde da rede estadual e gestores de maternidades da rede privada.

O evento da zona Norte acontecerá pela manhã, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova. Segundo a técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, Neide Negreiros, o fórum é um espaço muito importante para o diálogo e alinhamento de ações entre a Rede de Atenção Básica e a Rede de Média Complexidade, para melhorar a qualidade da atenção à mulher, ofertando apoio desde o planejamento da gravidez, até o parto e pós-parto.

“Quando a mãe sai da maternidade com o seu bebê, ela é contrarreferenciada, ou seja, ela volta para a atenção básica, para a unidade onde iniciou o acompanhamento da gravidez para continuar seus atendimentos na rede de saúde. Esses fluxos precisam estar bem alinhados e o fórum permite essa articulação com todas as equipes dos profissionais da atenção primária e das maternidades, os gestores das maternidades, da Secretaria de Estado da Saúde e da saúde da mulher, da criança e dos distritos de saúde”, frisou Neide Negreiros.

A programação segue as pautas que foram definidas nos eventos preparatórios realizados no mês de maio, em cada distrito de saúde, dentre os quais estão o telemonitoramento do pré-natal de alto risco, desenvolvido pela Semsa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Outro tema a ser evidenciado é a saúde bucal no pré-natal destacando as boas experiências realizadas no Disa Norte. Neide Negreiros explicou que a sensibilização das mulheres grávidas sobre os impactos das doenças periodontais tem sido bastante reforçada pelos profissionais de saúde.

“Uma doença periodontal pode impactar seriamente a saúde e pode resultar até em morte materna por causa da infecção. Estamos realizando um trabalho intenso de sensibilização sobre a saúde bucal para evitar complicações, mas ainda é comum a grávida ter medo e ’fugir’ do atendimento odontológico. Daí a importância do nosso trabalho de sensibilização para chamar a atenção sobre esse conjunto de cuidados”, frisou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito David Almeida entrega mais de 800 tablets para escolas da rede municipal

Redação Am

Prefeitura de Manaus constrói ponte em madeira para promover acessibilidade aos moradores do Parque São Pedro

Redação Am

Prefeitura lança 6ª turma do programa ‘Salto: Aceleradora de MEIs’

Redação Am