Portal Uno Midias
Cidade

Técnicos da prefeitura fazem treinamento para uso do novo software de planejamento urbano inteligente

Técnicos e profissionais do ambiente de geocolaboração da Prefeitura de Manaus, lotados no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participam, até esta sexta-feira, 6/10, do treinamento e capacitação para o uso do novo software de planejamento urbano inteligente, o ArcGIS Urban. O treinamento acontece na Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na zona Centro-Sul.

Da autarquia, participam da formação colaboradores da vice-presidência, da Diretoria de Planejamento (Dpla), da Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap) e da Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG).

Durante o treinamento, os colaboradores receberam conteúdo sobre introdução ao software, benefícios, gerenciamento de dados, camadas de base, dados de tipos urbanos, criação de cenários e ações práticas para uso do ArcGIS Urban. “O software permite que profissionais colaborem entre as equipes com um aplicativo 3D, baseado na web, que suporta o planejamento de cenários e impacto. Ele permite a transformação digital do planejamento urbano e regional para incentivar o ambiente geocolaborativo, com modelagem e construção (BIM) e outros tipos de informações 3D”, comentou o gerente do GIG, Luiz Albuquerque.

O uso do software vai permitir à prefeitura ampliar e aperfeiçoar a tecnologia disponível para o planejamento e construção digital da cidade, com uso para desenvolvimento de projetos a melhorias urbanas, em tempo real e para benefício do cidadão.

O banco no ArcGIS permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização, de forma mais adequada e sustentável, para a cidade e para as demandas da população.

Com acesso ao sistema e plataforma tecnológicos, os colaboradores do Implurb têm acesso a dados mapeados e em camadas de informação, o que permite melhor análise técnica.

Atuam, neste trabalho, técnicos, arquitetos, engenheiros e profissionais do instituto. “A tecnologia e as ferramentas disponíveis ajudam a gestão pública a ser mais eficiente”, comentou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Fotos – Phill Limma/Semcom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura conclui obras de recapeamento asfáltico na avenida Max Teixeira, zona Norte

Redação Am

Conselho Municipal de Regulação conhece funcionamento da maior Estação de Tratamento de Água da capital

Redação Am

Fomento a instituições possibilita continuidade do trabalho em prol das pessoas com deficiência

Redação Am