Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Teatro ensina crianças sobre sustentabilidade

Alunos das escolas municipais de Curitiba tiveram a oportunidade de aprender mais sobre sustentabilidade por meio do teatro. O projeto “Recirclando Hábitos Saudáveis” – peça de teatro do projeto que envolve malabares circenses e aborda o tema do plástico – realizou 58 espetáculos para quase 12 mil alunos.

O projeto – que promove e difunde a cultura do circo para crianças e a sustentabilidade – também realizou 54 oficinas de aprendizado, com jogos e brincadeiras para mais de 3.300 crianças. 

“Falamos sobre a facilidade que o plástico traz para o nosso dia a dia, mas também sobre as consequências do uso indiscriminado desse material. Além disso, incentivamos a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável”, explica Fabio Ongaro Machowski, um dos atores e produtores do espetáculo.

Os artistas possuem experiência com o trabalho em circo e, nessas situações, o projeto também visa iniciativas dinâmicas. “Além do espetáculo desenvolvemos jogos educativos sobre meio ambiente e sustentabilidade, incluindo gincana”, explica o também ator e produtor, Alexandre Tosin Gabardo. 

Alexandre conta que também é possível trabalhar com oficinas. “Como utilizamos muito malabares na peça, ensinamos as crianças a construí-los com materiais recicláveis e, na sequência, ensinar a usar”, conta. 

Direção e arte 

Dirigida por Mauro Zanatta, a peça conta a história do plástico, como ele prejudica o meio ambiente e como deve ser condicionado e reciclado. 

Todos os caminhos são resolvidos com embates de exercícios circenses e incluem a importância de hábitos alimentares saudáveis, atividade física e consciência ambiental. Os atores, além de artistas, são professores de educação física e dão aula de circo há anos. “Estamos promovendo um espetáculo com relevância social, pensando no impacto positivo no dia a dia das crianças. Pesquisamos sobre algo que realmente precisava ser mudado e chegamos ao tema ‘plástico’. Foram diversas transformações até chegarmos a atual montagem, que tem uma estética bem interessante e utiliza muito plástico reciclado no cenário”, conta Fabio Ongaro Machowski, um dos atores e produtores do espetáculo.

O projeto “Reciclando Hábitos Saudáveis” tem o apoio da Copel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Escolas da rede privada também podem receber o projeto. Basta contatar a organização

Serviço 

Quem quiser saber mais sobre o projeto, pode acompanhar através do Instagram no @recirclando. No canal também é possível agendar visitas do projeto em escolas particulares.

 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Pesquisa aponta piloto de drone como uma das profissões de destaque no país

DINO

Número de corretores de imóveis cresce e chega a 513 mil

DINO

Renato Aragão corre o risco de perder a marca Didi

DINO