Portal Uno Midias
Cotidiano

TCE-AM e Atricon alertam: municípios que não concluírem diligências do VAAR/Fundeb podem perder recursos da educação

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), reforçam a importância de que os municípios concluam as diligências de credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) para garantir o recebimento da Complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O não cumprimento desses requisitos pode impedir o repasse dos valores, afetando diretamente os investimentos na educação.

Com previsão de mais de R$ 6 bilhões em repasses para 2026, a complementação VAAR busca fortalecer a gestão educacional, aprimorar os resultados de aprendizagem e reduzir desigualdades regionais.

Até o momento, 98,8% dos municípios brasileiros aderiram à fase inicial de habilitação, mas cerca de 600 ainda precisam concluir o credenciamento no módulo “Fundeb-VAAR-Condicionalidades” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

O prazo é de 15 dias corridos a partir da notificação.

As condicionalidades, previstas na Lei nº 14.113/2020, envolvem o fortalecimento da gestão democrática, o ICMS Educacional e a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

No Amazonas

No Amazonas, o Tribunal de Contas (TCE-AM), por meio do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), emitiu alerta aos gestores municipais para que enviassem as informações até 15 de setembro, conforme determina a Resolução CIF nº 18/2025.

Entre os municípios amazonenses, apenas Parintins ainda precisa finalizar o processo de adequação às exigências do VAAR.

O TCE-AM reforça a importância do correto preenchimento das informações, destacando que o credenciamento é essencial para assegurar os recursos e fortalecer a educação básica no estado.

Para orientações do preenchimento correto das diligências, como tutorial em vídeo, guia em PDF e número de Whatsapp, clique aqui.

Foto: Divulgação
DICOM TCE-AM

The post TCE-AM e Atricon alertam: municípios que não concluírem diligências do VAAR/Fundeb podem perder recursos da educação appeared first on amazonaspix.com.br.

The post TCE-AM e Atricon alertam: municípios que não concluírem diligências do VAAR/Fundeb podem perder recursos da educação appeared first on amazonaspix.com.br.

RELACIONADOS

Justiça determina que colégio aceite matrícula de criança com autismo

Governo nega confisco de valores esquecidos em bancos

TV Brasil Internacional inicia sua programação especial de verão