Portal Uno Midias
Cotidiano

TCE-AM dá prazo para CMM se manifestar sobre denúncia de irregularidades na tramitação da LDO de 2026

O conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Cláudio de Souza Neto, concedeu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresente esclarecimentos sobre possíveis irregularidades no trâmite do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

A medida foi adotada em resposta à representação com pedido de medida cautelar protocolada pelo vereador José Ricardo Wendling, que aponta a ausência de audiências públicas como um desrespeito à legislação vigente.

Na petição, o parlamentar alega que a proposta orçamentária foi enviada ao Legislativo por meio da Mensagem nº 33/2025 sem qualquer processo de escuta pública, o que, segundo ele, violaria os princípios da transparência e da participação popular previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, na Lei de Acesso à Informação e no Estatuto da Cidade.

Diante da denúncia, o relator optou por não conceder de imediato a medida cautelar que solicitava a devolução do projeto ao Executivo. Em vez disso, determinou a oitiva da Câmara Municipal, para que apresente sua versão sobre os fatos relatados.

A manifestação da Câmara será avaliada para que o Tribunal de Contas decida se acata ou não o pedido de suspensão do trâmite da LDO até a realização das audiências públicas.

A decisão foi publicada na edição nº 3574 do Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM, com data de 16 de junho de 2025.

Foto: Joel Arthus

The post TCE-AM dá prazo para CMM se manifestar sobre denúncia de irregularidades na tramitação da LDO de 2026 appeared first on Blitz Amazônico.

RELACIONADOS

Sequestrador de ônibus no Rio fugia de facção criminosa, diz polícia

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Mais de 600 mil pessoas devem visitar Bienal do Livro de São Paulo