Portal Uno Midias
Esportes

Tandara, da seleção feminina de vôlei, é suspensa por doping

Foto: Divulgação

Jogadora foi flagrada em medição feita antes de viagem à Tóquio e, por isso, foi afastada temporariamente da equipe antes da semi

Uma notícia nada agradável atingiu a seleção feminina de vôlei nesta sexta-feira (horário de Tóquio) poucas horas antes da semifinal do torneio olímpico, contra a Coreia do Sul. Tandara Caixeta, titular e um dos grandes nomes do time, foi suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem.

A informação foi confirmada pelo COB, que emitiu uma nota explicando que o teste foi feito antes da Olimpíada e que, após a suspensão, ela retornará ao Brasil, desfalcando o time de José Roberto Guimarães para os dois últimos jogos em Tóquio.

Não foi divulgado qual o tipo de violação cometido pela atleta e nem se foi encontrada alguma substância proibida no exame da jogadora de 32 anos. O Brasil só poderia ser punido com uma eventual perda de medalha se outras jogadoras forem flagradas cometendo a mesma violação que ela.

Confira a nota do COB:

“O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de voleibol disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão).”

A CBV também se manifestou sobre o caso: 

“A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina.

A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.

A seleção feminina entrará em quadra nesta sexta-feira (06.08), às 9h (Horário de Brasília), para a disputa da semifinal contra a Coreia do Sul. No Japão, o grupo já vive o dia da partida decisiva.”

Fonte: R7

Foto: Divulgação

RELACIONADOS

Eriksen na lista: relembre jogadores que passaram mal dentro de campo

Jamil Maciel

Seleção olímpica é confirmada sem Neymar, mas com Dani Alves

Jamil Maciel

Muricy despista sobre saída dele e de Rogério Ceni do São Paulo

Jamil Maciel