Amazonas

Suplemento entregue pelo Governo do Estado para gado de pecuaristas ameniza impactos causados pela enchente

A entrega de suplemento mineral para 836 pecuaristas de regiões de várzea do Amazonas, iniciada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (14/09), diminui os impactos causados pela cheia dos rios na produção dos trabalhadores. Produtores de 12 municípios receberão os insumos, que incluem farelo de soja e sal mineral, utilizados para a criação do gado. O objetivo é garantir emprego, renda e segurança alimentar.

A entrega dos itens iniciou para 28 pecuaristas do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), durante ação coordenada pelo governador Wilson Lima. Posteriormente a doação seguirá para outros municípios, que ao todo receberão mais de 8,5 mil sacos de farelo de soja, com 50 quilos cada, e mais de 3,3 mil sacos de sal com 30 quilos cada.

De acordo com o secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Júnior, todos os pecuaristas selecionados atendem os critérios estabelecidos, entre eles a necessidade dos alimentos para o gado afetado pela subida dos rios. 

“Todos eles foram levantados num cruzamento de dados do banco que a Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas) possui juntamente com os assistidos pelo nosso Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Portanto, são aqueles pequenos realmente que mais precisam do Estado é que irão receber o farelo de soja e o sal mineral”, explicou Magalhães. 

Benefícios – Entre os benefícios da suplementação mineral estão: aumento da produção de carne e leite, melhora a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens. O sal mineral fornece além do cloreto de sódio (sal branco), cálcio, fósforo, cobre, manganês, zinco, cobalto, iodo e enxofre.

A presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michelle Bessa, destaca a importância do suplemento mineral para pecuaristas das regiões de várzea.

“Esse benefício que o Governo do Estado está dando para os pecuaristas que sofreram com certeza está amenizando esses impactos que eles sofreram com a enchente. Esses animais da região da várzea foram levados para a terra firme, e nesse momento em que cessam as chuvas eles não têm mais capim, então é necessário entrar com esse suplemento animal para esse gado continuar a produção adequada. Isso, com certeza, vai gerar emprego e renda, além de levar segurança alimentar para as famílias desses produtores”.

Uma das beneficiadas foi a pecuarista Gicélia Oliveira, de 37 anos. Moradora da comunidade São José, localizada na ilha do Jucurutu, em Iranduba, ela afirma que os insumos chegam em boa hora para garantir a criação do gado.

“Tivemos prejuízos porque a gente teve que transportar o gado devido a essa cheia, que foi grande. A gente teve prejuízo de cinco animais, porque não teve mais capim, não teve mais como os animais se alimentarem e então eles foram ficando debilitados. Devido a essa situação que estamos enfrentando, nós agradecemos muito porque isso vai ajudar muito os nossos animais. Chegou no momento certo em que a gente está precisando mesmo”.

Critérios para recebimento do suplemento

1. Estar em um município afetado e reconhecido em estado de emergência e que esteja sendo atendido pelo Projeto Prioritário do Idam;

2. Ser pecuarista afetado ou impactado pela cheia;

3. Estar cadastrado na Adaf;

4. Possuir carteira de produtor do Idam;

5. Possuir plantel de bovídeos de até 25 animais;

6. Consumo emergencial de 1kg de farelo de soja e 50g de sal mineral por animal.

Propriedades atendidas por município

Autazes – 121   

Barreirinha – 116

Boa Vista do Ramos – 89

Careiro – 94

Careiro da Várzea – 86

Iranduba – 28

Itacoatiara – 52

Manacapuru – 77

Manaquiri – 52

Parintins – 52

São Sebastião do Uatumã – 19

Urucará – 50

TOTAL – 836

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Comissão de Álvaro Campelo leva “Caravana da Cidadania” com diversos serviços à população da Zona Norte

Jamil Maciel

Centro de Imagens do Hospital Delphina Aziz ganha projeto de humanização pioneiro no Amazonas

Redação Am

Idam capacita extensionistas para apoiar no desenvolvimento de organizações sociais no Amazonas

Redação Am
Sair da versão mobile