Brasília assiste a movimento sem precedentes na história institucional brasileira: o Supremo Tribunal Federal (STF) sinaliza que pode interferir em decisão técnica do Banco Central e anular a liquidação do Banco Master, suspeito de irregularidades graves, demonstrando o poder de influência do banqueiro Daniel Vorcaro. Atos recentes do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, e ações do Tribunal de Contas da União (TCU) põem em xeque a autonomia do BC como regulador bancário.
Sem precedentes
O STF nunca antes questionou decisão técnica do Banco Central, órgão independente, por lei, para garantir a estabilidade financeira do país.
Sinalização
Toffoli reforçou a expectativa de reversão após ordenar acareação entre Daniel Vorcaro (Master) e o diretor de Fiscalização do BC, Ailton Aquino.
BC virou alvo
Na acareação de terça (30), também com o ex-presidente do BRB, Vorcaro tentará desqualificar o trabalho de Aquino e seus auxiliares.
Caminho aberto
O TCU questiona a “velocidade” e até os fundamentos da decisão de liquidar o banco Master, pavimentando o caminho para sua reversão.
Holofote
Dois ministros do Supremo figuraram nos assuntos mais comentados do “X”, ontem (26). Não foi exatamente pela atuação na corte, mas fora dela, que rendeu destaque a Dias Toffoli e Alexandre de Mores.
Juiz auxiliar
Apesar da pressa na acareação envolvendo agentes no escândalo do enroladíssimo Banco Master, marcada para terça-feira (30), o ministro Dias Toffoli (STF) não deve participar da sessão.
The post STF sinaliza decisão sem precedentes de anular liquidação do Banco Master appeared first on amazonaspix.com.br.
The post STF sinaliza decisão sem precedentes de anular liquidação do Banco Master appeared first on amazonaspix.com.br.

