Portal Uno Midias
Cotidiano

STF marca início do julgamento da ADPF das favelas do Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 13 de novembro o início do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 635) conhecida como ADPF das Favelas, que trata da letalidade policial no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o plenário vai dar início à leitura do relatório do caso, documento que resume o histórico da tramitação ação, e às sustentações orais das partes envolvidas no processo. A data da votação será marcada posteriormente.

Notícias relacionadas:

Fachin deve liberar ADPF das Favelas para julgamento neste semestre.Especialistas contestam polícia sobre efeitos da ADPF das favelas.Crime organizado cresce no Rio após decisão do STF sobre covid-19.Na ação, a Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

Entre os procedimentos relacionados à ADPF, a Corte obrigou o uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais e nas viaturas, além do aviso antecipado das operações para autoridades das áreas de saúde e educação para proteger escolas de tiroteios e garantir atendimento médico à população.

Em junho deste ano, o Ministério Público do Rio (MPRJ) apresentou propostas para o cumprimento das determinações. Segundo o órgão, entre 2021 e 2024, o número de operações aumentou e a letalidade das operações caiu.

 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Hezbollah lança ataques de drones e foguetes contra Israel

RJ: capoeira terá cadastro para construção de políticas de valorização

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)