Cotidiano

Sonia Guajajara vai presidir fundo indígena latino-americano

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi eleita nessa quarta-feira (29), em assembleia geral, presidente do Conselho Executivo do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac).

É primeira vez que um representante brasileiro vai presidir o fundo, formado pelos países da América Latina e também por Portugal, pela Espanha e Bélgica. A entidade promove o apoio e o desenvolvimento de 826 povos indígenas latino-americanos, uma população estimada em 58,2 milhões de pessoas.

Notícias relacionadas:

Sônia Guajajara destaca urgência em demarcar territórios.Ministra dos Povos Indígenas espera demarcação de 14 áreas este ano.Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que Sonia Guajajara “trabalhará em estreita colaboração com governos e representações para impulsionar o desenvolvimento dos povos indígenas em prol de um país e de uma região que sejam mais justos, sustentáveis, equitativos e solidários”.

Oriunda do povo Guajajara/Tenetehára e ativista reconhecida pela luta dos direitos dos povos indígenas, Sonia é a primeira mulher indígena nomeada ministra de Estado.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus inicia processo de transição de mandato com 1ª reunião dos membros da comissão

África do Sul dará continuidade ao trabalho brasileiro, diz Planalto

Povo Paiter Suruí terá primeira agência de etnoturismo do Brasil

Sair da versão mobile