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Sistema informatizado do SOS Vida da prefeitura é tema de artigo publicado em revista internacional

O sistema informatizado de gerenciamento de operações do serviço de transporte sanitário SOS Vida, da Prefeitura de Manaus, foi tema de um artigo acadêmico publicado na “Journal of Health Informatics – JHI”, revista da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), de alcance internacional. O trabalho, elaborado por profissionais da Tecnologia de Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), relata o processo de desenvolvimento e implementação do sistema e seu impacto positivo nos atendimentos do serviço.

Intitulado “Informatização do transporte sanitário de Manaus: inovação e transformação”, o artigo é de autoria dos profissionais da Diretoria de TI da Semsa, o diretor Saymon Erickson; os analistas de sistemas, João Oliveira, Rogério Carminé e Glenn Fonseca; o chefe da Divisão de Sistemas em Saúde, Cacio Correa; o chefe da Divisão de Projetos, Marcos Mamede; e a cirurgiã-dentista e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fabíola Chuí, então suporte de primeiro nível. Assina o trabalho ainda Cristina Teixeira, gerente do SOS Vida.

Para Saymon, a publicação na “JHI” representa um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe de desenvolvimento de sistemas e também pela equipe do SOS Vida, que atuou ao lado dos profissionais de TI para explicar sobre o funcionamento e a forma de trabalho do serviço de transporte sanitário da Semsa.

“É muito legal ver um trabalho desenvolvido pelo município ganhar projeção internacional, tornar-se referência acadêmica para outros que estão realizando ou vão realizar um trabalho similar. Essa é a maior recompensa”, comemora.

O diretor de TI aponta que, antes da publicação na revista, o artigo sobre o projeto de informatização do SOS Vida já havia chamado a atenção ao ser apresentado no XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), em outubro passado, em Belo Horizonte (MG).

“A repercussão foi enorme! Integrantes da banca avaliadora e outros participantes elogiaram o trabalho. Pessoas de vários lugares viram a apresentação, entre eles gestores de órgãos de saúde de Porto Alegre e do Recife. E o bom foi trocar experiências e estreitar laços com gente de todo o país”, relembra Saymon, que representou os autores no evento, realizado a cada dois anos pela SBIS.

Para João Oliveira, a seleção para o congresso e a publicação na revista da SBIS evidenciam a excelência dos profissionais da Semsa na área acadêmica. Ele assinala que a “JHI” detém a classificação Qualis A4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, atribuída a periódicos de relevância e abrangência internacional.

“Ressalto o empenho da gestão da Semsa em fortalecer não só a área técnica, mas também a área científica, estimulando a apresentação de trabalhos em congressos e expondo o trabalho realizado pela secretaria para o mundo”, declara o analista.

O artigo produzido pelas equipes da Semsa está disponível no site da “JHI”, com acesso direto pelo endereço jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/1381/694.

Necessidades e soluções

Implementado em 2023 e hoje em sua segunda versão, o sistema de gerenciamento do SOS Vida regula as operações do serviço municipal, voltado a usuários com dificuldades de locomoção ou acamados, sem condições de arcar com os custos de transporte para tratamentos de saúde.

“A demanda por remoções do SOS Vida vinha crescendo de forma contínua, aumentando quase 600% de 2011 a 2023. Era um desafio, pois a gestão logística era feita praticamente de forma manual, usando um quadro com os nomes de motoristas em atividade”, conta João.

Após trabalhar ao lado das equipes do transporte sanitário, a fim de entender o funcionamento do serviço, os desenvolvedores construíram um software totalmente novo, observando procedimentos atualizados do SOS Vida e trazendo mais recursos para apoio à gestão. Além de acolher as necessidades da equipe técnica, a ferramenta trouxe maior estabilidade e mais funcionalidades em relação ao sistema anterior, que era antigo e não atendia a demanda crescente do serviço.

A partir da implementação da ferramenta, relata Saymon, a equipe de TI constatou ainda um aumento de 30% no total de usuários atendidos, e de 11% no de remoções. “Ou seja, o novo sistema permitiu à equipe do SOS Vida atender mais pessoas no serviço, graças à capacidade de gerenciar mais demandas”, pontua o diretor.

“Utilizamos um método similar ao de aplicativos de transporte, em que o sistema busca novos trajetos na mesma região do destino do trajeto atual. Isso garante rotas mais eficientes, utilizando menos combustível e transportando um número maior de usuários”, detalha João.

Avaliação e qualidade

Estudos realizados pela equipe de TI apontaram a qualidade do novo software, que obteve média geral de 89% em avaliação com base em normas da ABNT, com notas elevadas em funcionalidade, performance e conformidade com as necessidades a serem atendidas. Indicaram também uma melhoria na percepção dos operadores do SOS Vida sobre a gestão, que passou de 1,8 a 4,12, numa escala de 1 a 5, refletindo um processo de trabalho organizado e otimizado.

Os resultados, conforme João, indicam uma melhoria geral, em termos de estrutura operacional, alinhamento estratégico, competências técnicas, comportamentais e de gestão do SOS Vida.

“Isso tudo tem reflexo positivo até mesmo no estresse do serviço, pois possibilita mitigar o impacto do processo na saúde mental dos trabalhadores”, conclui o analista.

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