Portal Uno Midias
Cidadania

Setembro Verde: Sejusc promove mês de conscientização sobre inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs)

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), realiza, durante todo o mês, a campanha Setembro Verde, com ações de inclusão social direcionadas para esse público, como forma de ressaltar sobre a importância do exercício da cidadania.

No decorrer de setembro, serão realizadas várias atividades, dentre elas ações de conscientização em defesa de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcDs), blitz de orientação, mutirões de atendimento e palestras, tanto na capital quanto no interior.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, é importante promover ações para essas pessoas e reforçar a conscientização sobre a inclusão social e profissional.

“A SePcD desenvolve diversos serviços para esse público durante todo o ano, como a emissão das carteiras de identificação para PcDs e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, nossa gestão tem ampliado as políticas e ações, para desta forma garantir que todos tenham os direitos assegurados”, afirmou a gestora.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Leandro Lopes, destacou que a luta PcD é um dever e compromisso do Governo do Estado e da Sejusc.

“Setembro Verde é o mês de luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência. É um mês que marca a importância da conscientização em prol das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, essa luta pela inclusão, é uma determinação do governador Wilson Lima. Temos que lembrar que isso é um dever nosso como cidadãos, e ainda mais como servidores do povo, para que não seja só no mês de setembro, mas que seja durante todo o ano e toda vida”, disse o secretário.

Sobre a campanha – O mês de setembro foi escolhido considerando que no dia 21 se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, instituído em 2005 pela Lei nº 11.133. A cor verde passou a ser estabelecida para simbolizar esperança de dias melhores para as pessoas com deficiência, além de coincidir com o Dia da Árvore que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições para essas pessoas.

FOTOS: Divulgação/Sejusc

Related posts

Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe iluminação em alusão à campanha Setembro Amarelo

Redação Am

Bolsonaro entrega proposta para dobrar o valor do Bolsa Família

Junior Ferreira

Sejusc participa de evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Redação Am