Portal Uno Midias
Cidadania

SES-AM realiza oficina de qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) deu início à oficina de qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado do Amazonas. O evento, realizado na capital em parceria com o Ministério da Saúde, começou na quarta-feira (29/06) em formato híbrido, presencial e virtual, para o público da capital e do interior do estado.

A coordenadora da Rede de Atenção da Pessoa com Deficiência da SES-AM, Claudia Corrêa, destaca que as oficinas vão alinhar métodos sobre a qualidade da rede para pessoas com deficiência (PcDs). “A importância dessa oficina é alinharmos algumas estratégias para a continuidade da rede da pessoa com deficiência, o cuidado, as oficinas ortopédicas, os CER que são serviços de reabilitação e o Pronas para as unidades que são filantrópicas”, destacou.

Ao longo dos dois dias de evento, a expectativa é que se promovam trocas de experiências entre os serviços de reabilitação da RCPD no Amazonas, além de proporcionar aprimoramento técnico/conceitual dos profissionais que atuam nos serviços de reabilitação, quanto ao processo de reabilitação das pessoas com deficiência. Além disso, serão alinhadas às estratégias para a continuidade da qualificação da produção do cuidado em saúde nos Centros Especializados em Reabilitação e Oficinas Ortopédicas no Amazonas.

Durante o primeiro dia de atividades, foram discutidos a elaboração do plano de intervenção, envolvendo os serviços de reabilitação, gestões local e federal, para o aprimoramento do Fluxo assistencial da Rede de Atenção à Saúde (RAS); os processos de trabalho para fortalecimento da RCPD no Amazonas; e o aprimoramento do cuidado às PcDs.

A oficina é direcionada para os profissionais da rede pública de saúde, como representantes do grupo condutor da RCPD no estado, coordenadores do Centro Especializado em Reabilitação (CER) habilitados e de oficinas ortopédicas, profissionais de reabilitação, representantes da superintendência do Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais e representantes de entidades sem fins lucrativos.

As atividades seguem nesta quinta-feira (30/06) com a avaliação de funcionalidade da pessoa com deficiência e elaboração de projeto terapêutico singular (PTS), a organização da rede de cuidados à pessoa com deficiência e com grupos de trabalhos para a elaboração de proposta de Plano de intervenção para implementação da rede no Amazonas.

Acesso

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua no SUS.

No Amazonas, a RCPD foi ampliada com a contratualização de novos CER nas modalidades física e intelectual, sendo eles: o Centro de Vida Independente (CVI), na zona centro-sul, e o Abrigo Moacyr Alves, na zona centro-oeste, além do CER III, na Policlínica Codajás, com serviços para deficiência visual. Ambos têm a finalidade de possibilitar o acesso a essa população e reorganizar os fluxos de atenção ao público em todas as faixas etárias.

*SECOM/FOTOS: Divulgação/SES-AM

RELACIONADOS

Sejusc viabiliza moradia para idoso em vulnerabilidade social

Redação Am

Na abertura do Maio Amarelo, Wilson Lima anuncia mais sete mil contemplados no projeto ‘CNH Social’

João Alves

Outubro Rosa: Click Solidário chega a 5ª edição em homenagens a ex-participantes

Redação