Governo do Amazonas

Servidores do Centro de Reabilitação Colônia Antônio Aleixo são qualificados em novo conceito de atendimento

Os servidores do Centro de Reabilitação Colônia Antônio Aleixo (CRCAA) receberam, nesta quinta-feira (16/09), um treinamento para aplicação de um novo modelo de atendimento dos usuários da unidade. Com o tema Somos Todos Iguais, profissionais da unidade foram qualificados para trabalhar a terapia para melhor adaptar o paciente ao cotidiano. 

“Esse evento surgiu de uma ânsia da equipe de neuropediatria do Centro de Reabilitação, após verificar que a criança precisa de algo além do diagnóstico da doença, que ela precisa de diversão, de atendimento, da família, de saúde. E com isso, nós encontramos os F-words (palavras favoritas) que são seis palavras de metodologia da Organização Nossa Casa, que busca trazer essa universalidade, essa humanização para trabalhar com os profissionais; e ser aplicado com a família, com a criança, com a sociedade”, explicou a fisioterapeuta do CRCAA, Cristiana Gomes.

O treinamento foi elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização do SUS (NEPSH) da Policlínica Antônio Aleixo (PAA) e do Centro de Reabilitação e Oficina Ortopédica Fixa (OOF) para implantar, com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), um modelo de atendimento com inserção das “Minhas Palavras Favoritas” e o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa.

Durante a capacitação, a fisioterapeuta reforçou com os servidores a importância de escutar mais as famílias para entender a necessidade do paciente e como ele desenvolve sua independência, como forma de empoderar a família nas decisões em relação ao paciente. 

Metodologia – Palavras favoritas representam seis áreas chaves do desenvolvimento infantil, que devem ser sempre lembradas e respeitadas por profissionais que trabalham com crianças e adultos com Paralisia Cerebral ou qualquer outra.

Após a apresentação, os servidores participaram de uma dinâmica em grupo para ilustrar a metodologia das ‘Minhas Palavras Favoritas’ na prática. 

Para o diretor da Policlínica Antônio Aleixo e do Centro de Reabilitação, César Carvalho, o objetivo maior é potencializar e devolver ao máximo a funcionalidade do paciente, envolvendo principalmente a família e todos os que estão ao redor. 

“Não olhar apenas para o diagnóstico, para o problema, para a limitação, mas olhar para o potencial que essa criança pode desenvolver, o potencial de funcionalidade para trazer essa criança à sociedade de uma forma mais integralizada”, declarou. 

Após a implantação da metodologia, o projeto servirá de modelo para os demais Centros de Reabilitação do Estado. 

FOTO: João Pedro Souza/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas busca ampliar ações de assistência social em Urucurituba por meio da Seas

Redação Am

‘Idoso Mais Feliz’: primeiros participantes revelam alegria com projeto realizado pelo Governo do Estado

Redação Am

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da FEI, acontece a 1ª Feira de Artesanato Indígena

Redação Am
Sair da versão mobile