Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) recebem capacitação, por meio do Ministério da Saúde (MS), durante os meses de junho e julho, com o foco na Atenção Primária à Saúde. A qualificação ocorre de forma on-line, seguindo um cronograma com as ações estratégicas a serem debatidas com os gestores.
O objetivo é apoiar, atualizar e fortalecer a gestão na execução da política pública primária em saúde e, assim, contribuir na melhoria dos indicadores de saúde do estado do Amazonas. Os servidores recebem treinamentos de atualização e inovações nos programas e projetos do MS, voltados para a atenção básica, a fim de atuarem como multiplicadores junto aos municípios.
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Básica do Estado (Dabe), da SES-AM, Viviana Almeida, a expectativa do setor é promover uma equipe ainda mais qualificada, com informações precisas, atualizadas e oportunas.
“O intuito é apoiar e colaborar com os municípios em suas necessidades, bem como para uniformizar e compartilhar o conhecimento dentro do próprio departamento, que vem sendo reorganizado no sentido de trabalhar mais próximo dos municípios e, assim, dar maior celeridade para as dificuldades encontradas”, ressaltou.
O primeiro bloco de capacitação está voltado para a gerência de Atenção Básica, com a análise de projetos para credenciamento e habilitação das equipes de Saúde da Família, relacionada à ampliação da saúde bucal e ribeirinha nos municípios.
Com essa capacitação, o Estado e o MS buscam orientar melhor os gestores das áreas técnicas a captar recursos para o município, com estratégias a partir de programas como o Saúde na Hora, que estabelece a ampliação do horário de funcionamento das unidades e em que modalidades eles podem funcionar. Além disso, apresentar o novo modelo de financiamento do Previne Brasil e como trabalhar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
FOTO: Divulgação/SES-AM