O “Esporte na Comunidade”, projeto da Prefeitura de Manaus, realizado por meio Fundação Manaus Esporte (FME), foi tema de destaque no V Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer (SBPEL), que aconteceu nos dias 30 e 31/3, em Maringá (PR). O palco das atividades foi o campus-sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O evento foi uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer da Universidade Estadual de Maringá (Geppol/UEM), que convidou pesquisadores, acadêmicos, gestores, técnicos, entre outras personalidades. Três servidores da Prefeitura de Manaus puderam contribuir e representar a capital amazonense: Aurilex Moreira, diretor-presidente da FME; Cristina Maia, diretora de Desporto; e Sheila Moura, professora adjunta da FME.
O tema central foi “Recentes transformações nas políticas de Esporte, Lazer e Educação Física”, abordando as principais novidades no que diz respeito às políticas de esporte e lazer, formação e atuação profissional em Educação Física.
A missão do trio da Prefeitura de Manaus foi apresentar detalhadamente o planejamento e modelo de funcionamento do projeto “Esporte na Comunidade”, que tem beneficiado e impactado milhares de crianças dos bairros da cidade desde a sua criação, fornecendo equipamentos esportivos, entre outras ações. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, destaca a proveitosa participação no evento.
“Foi importante a nossa vinda, pois aqui nos encontramos com vários diretores, vereadores, gestores de diversos municípios. Pudemos trocar ideias e conhecer a realidade de outras partes do Brasil. Manaus teve a oportunidade de apresentar o projeto ‘Esporte na Comunidade’ como política pública voltada aos bairros da cidade. Essa troca de experiências foi muito prazerosa”, afirmou.
A exposição do “Esporte na Comunidade” foi um sucesso, tanto que acabou tendo tempo dobrado de apresentação em razão das perguntas. As ações da Prefeitura de Manaus geraram curiosidades dos participantes e uma boa aprovação de modo geral. É o que explica a diretora de desporto, Cristina Maia.
“Essa oportunidade de viajar, se capacitar, ouvir outras secretarias e fundações que respiram esporte como nós, é de muito aprendizado. Percebemos que têm coisas que estamos à frente dos outros e outras que devemos evoluir. Satisfação poder mostrar um projeto nosso, idealizado pelo nosso presidente e que está sendo um sucesso com o diretor Roberto Dinamite”, concluiu.