Os profissionais de unidades de ensino da Prefeitura de Manaus receberam, nesta quarta-feira, 19/7, o curso de primeiros socorros. A formação ocorreu na escola municipal Leonor Uchoa de Amorim, no bairro São José Operário, zona Leste. A atividade faz parte do terceiro ciclo de capacitação promovido pela Coordenadoria de Treinamento da Divisão de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Núcleo de Educação do Samu/Manaus.
O curso tem o objetivo de capacitar profissionais da rede municipal de ensino para que saibam agir em situações de emergências e urgências, evitando assim que pequenas situações se tornem casos mais graves. A ação cumpre também o que determina a lei nº 13722 de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados.
O treinamento foi destinado para profissionais de unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal Leste 1 da Semed. A ação envolveu 100 servidores, entre professores e administrativos, de 44 escolas. Na DDZ Leste 1, a capacitação ficou sob responsabilidade do coordenador dos anos iniciais, Matheus Wilkens.
“A ideia aqui é dar subsídio para o nosso professor saber o que fazer diante de algum sinistro, pois é comum, tendo vista o público que atendemos, tudo de uma forma simples, com profissionais da saúde e com atividades práticas, com situações hipotéticas, para eles sabiam o que fazer quando acontecer na escolas deles nestes casos”, falou Matheus.
Segundo a pedagoga da escola municipal Raimundo Nonato de Oliveira, Érica Félix, esse treinamento é de suma importância para os professores que trabalham com esse público.
“É fundamental fazer esse curso para ter essas noções, para saber como agir em uma situação, por exemplo, que uma criança bata a cabeça e mine muito sangue, para que ela não perca tanto sangue assim, em uma queda, enfim, pois situações assim são comuns na escola. Então, esse curso é muito válido para nós”, disse a pedagoga.
De acordo com a chefe do núcleo de educação e urgência do Samu, enfermeira Leda Sobral, essa atividade tem sido muito bem vista pelos profissionais beneficiados e a formação torna os servidores da Semed habilitados nas unidades de ensino para fazer os primeiros procedimentos de emergência ou urgência, até a chegada da equipe especializada de saúde na unidade de ensino.
“De maneira geral, o público tem recebido essas informações, esse treinamento, com um olhar muito bom, porque esse curso traz um complemento de conhecimento para que eles possam lidar com situações de urgência e emergência dentro das salas de aula com mais segurança, não colocando as crianças em risco e podendo prestar uma ajuda imediata até que a assistência especializada chegue. Então, tem sido muito bom, tem sido muito proveitoso, as pessoas têm participado muito, tem perguntado muito, tem trazido experiências do dia a dia que nos ajudam muito a esclarecer as dúvidas e a fornecer informações corretas para que possamos proceder nessa situação”, mencionou Leda.
Fotos – Eliton Santos / Semed