Portal Uno Midias
Amazonas

Serviço de Navegação de Pacientes da FCecon é reformado

O Serviço de Navegação de Pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) foi reformado e entregue nesta sexta-feira (20/05). O setor é responsável por dar suporte e orientação às pacientes durante todo o tratamento, acompanhadas de perto pelas ‘enfermeiras navegadoras’.

A sala do Serviço de Navegação de Pacientes fica localizada na entrada do Ambulatório da FCecon e recebeu novos armários, material de expediente, pintura e adesivagem para melhor localizar o setor.

Projeto – A readequação do setor foi realizada graças a um projeto aprovado na farmacêutica Roche, pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Organização Não Governamental (ONG) que atua na causa câncer no Estado e que realiza iniciativas de apoio aos pacientes da FCecon. O projeto custou R$18 mil e teve, ainda, a participação da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

“Esse projeto vem para readequar e melhorar o local de trabalho da Navegação, que atualmente atende as pacientes com câncer de mama e aqueles que estão em atendimento na Oncologia Clínica. A FCecon tem planos para expandir a Navegação para outras especialidades, auxiliando os pacientes oncológicos durante todo o tratamento”, disse a chefe do serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo.

Navegação – O projeto-piloto da Navegação chegou ao Amazonas em maio de 2019, com o objetivo de facilitar o percurso da paciente dentro da Fundação Cecon. Segundo Hilka Espírito Santo, o papel da Enfermagem de Navegação é estar mais perto do paciente, auxiliando no percurso até a cirurgia, exames pré-operatórios e tudo que é necessário para dar seguimento ao tratamento.

Além da aproximação e acompanhamento ao paciente, a enfermeira navegadora identifica problemas sociais, verifica a validade dos exames, tendo agilidade para solicitar novos, facilita a marcação das consultas e verifica quais pacientes têm prioridade em cirurgias, com base em critérios clínicos e protocolos.

Parceria – A enfermeira oncologista Marília Muniz, presidente da Rede Feminina, comemorou a readequação do espaço do Serviço de Navegação de Pacientes.

“Estamos inaugurando hoje a tão sonhada readequação do Serviço de Navegação, um projeto idealizado pela Tammy Cavalcante, presidente da Rede Feminina na gestão anterior e quem aprovou o projeto na Roche. Temos muito a comemorar o local com novos armários, pintura e um melhor espaço de atendimento aos pacientes”, disse Muniz.

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sine Amazonas divulga 37 vagas de emprego para esta sexta-feira

Redação Am

Governador Wilson Lima executa pacote de ações do Programa Agro Amazonas em Borba

Redação Am

Corpo de Dança do Amazonas abre festival em Joinville (SC) com espetáculo inédito

Redação Am