Portal Uno Midias
Politica

Senado aprova projeto que amplia alcance do teste do pezinho

Foto: Edilson Rodrigues

Texto segue para a Câmara

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei (PL) que amplia o alcance da triagem neonatal conhecida como teste do pezinho. A PL modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir no rol do teste do pezinho doenças como distrofias musculares e outras enfermidades neuromusculares. O texto segue para a Câmara.

Atualmente, a triagem neonatal oferecida pelo SUS é capaz de detectar seis doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase. Com a versão ampliada, o teste poderá detectar até 53 doenças, inclusive enfermidades consideradas raras e que só podem ser descobertas após exames na rede particular de saúde.

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito. Segundo o Ministério da Saúde, a triagem neonatal, também conhecido como teste do pezinho, é um exame que deve ser realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do terceiro dia de vida. O teste ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas. Dessa forma, caso seja identificada alguma alteração, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida, de forma a evitar complicações e promover a qualidade de vida da criança.

* Com informações da Agência Senado

Fonte: Agencia Brasil

Foto: Edilson Rodrigues

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ex-diretor do Banco Central classifica ZFM como ‘aberração’ e gera revolta em políticos do AM

Redação

Aprovada Emenda de Adjuto Afonso na LDO que isenta municípios de contrapartida em Emendas Impositivas

Jamil Maciel

Lei do Capitão Alberto Neto, que garante mais crédito financeiro para PD&I é aprovada no Senado

Redação