Portal Uno Midias
Politica

Senado aprova alteração nas regras dos fundos constitucionais

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Texto segue para sanção presidencial

O Senado aprovou hoje (21) a Medida Provisória (MP) que altera as regras dos fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). O texto já havia passado pela Câmara e agora segue para sanção presidencial.

Os fundos constitucionais foram criados para promover o desenvolvimento econômico e social das três regiões por meio do financiamento aos setores produtivos, a exemplo do agronegócio e do turismo. Esse fomento é feito a partir de bancos federais regionais – da Amazônia (Basa) e do Nordeste (BNB) – ou do Banco do Brasil.

Entre outros pontos, a MP diferencia custos de operações financeiras conforme o porte do tomador de recursos dos fundos. A proposta altera ainda regras do Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE), permitindo apoio a concessões públicas e parcerias público-privadas da União, dos estados e dos municípios.

Ao editar a MP, em maio, o governo havia argumentado que ela seria importante para continuar desenvolvendo as regiões do país. Chamou de “imperiosa necessidade de se garantir a contínua execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional”. O governo citou a urgência da necessidade de mecanismos efetivos de alocação de recursos para investimentos que promovam o desenvolvimento das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além da necessidade de se promover um reequilíbrio entre as receitas e despesas dos fundos constitucionais de financiamento.

Fonte: Agencia Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

União Brasil e Avante colocam tropa de choque nas ruas com mais de meio milhão de votos

Redação

Depois de anos, moradores do conjunto Castanheiras comemoram possibilidade de acordo com imobiliária

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus denuncia deputado Amom Mandel pela prática de ‘crime ambiental’

Redação