Portal Uno Midias
Amazonas

Sema Amazonas leva ações de educação ambiental ao município de Boca do Acre

A campanha Floresta faz a Diferença – iniciada em junho deste ano, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) – chegou às escolas do município de Boca do Acre nesta quarta-feira (14/07). A ação de sensibilização está sendo realizada em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente.

“As ações de educação ambiental são partes estratégicas fundamentais nas ações do Governo do Amazonas contra o avanço do desmatamento e das queimadas, tão importantes quanto as ações de repressão. Muitas atividades tradicionais, por exemplo, fazem uso do fogo de forma cultural e também é nosso papel discutir as alternativas viáveis para minimizar esses impactos, sobretudo no período de estiagem”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A Escola Estadual Coronel José Assunção, em Boca do Acre, foi a primeira a receber a campanha de sensibilização e educação ambiental. Nesta quinta-feira (15/07), as atividades no município continuaram na Escola Municipal Nilce Villar, com palestras para alunos e professores do ensino fundamental 2. Os encontros foram conduzidos pelo assessor técnico do Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam) da Sema, Israel Dourado. Segundo ele, a ação está sendo bem aceita pela população. 

“O Município recebeu banner, faixas, cartazes e camisas sobre a campanha. Temos uma agenda bem extensa de municípios a visitar, mas creio que realizaremos um bom trabalho e conseguiremos atingir o nosso objetivo, que é conscientizar pessoas sobre o desmatamento e queimadas ilegais, que infelizmente acontecem bastante nessa época do ano”, disse.

Além de estudantes e professores, produtores rurais, lideranças comunitárias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Boca do Acre também vão receber ações de sensibilização, em um cronograma que vai até este sábado (17/07). Os próximos municípios a receberem as atividades são: Iranduba, Manicoré, Novo Aripuanã, Manacapuru, Novo Airão, Canutama, Presidente Figueiredo, Autazes, Lábrea, Apuí, Humaitá, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Manaquiri, Rio Preto da Eva e Silves.

De acordo com a coordenadora de educação da Sema, Maria Edilene, as ações vão priorizar os municípios situados na região metropolitana de Manaus e no sul do estado – áreas de maior vulnerabilidade para a ocorrência de crimes ambientais. 

“Juntas, essas duas regiões somam mais de 80% das ocorrências de desmatamento e queimadas no Amazonas. Na região metropolitana, por exemplo, muitas queimadas acontecem de forma cultural, para limpeza de terrenos e queima de folhas, por exemplo. Já no sul do Amazonas, boa parte dessas ações está relacionada à grilagem de terras e, também, à expansão agropecuária”, completou.

Formação de Brigadistas – Além da campanha de educação ambiental Floresta faz a Diferença, a Sema, em parceria com a Defesa Civil do Amazonas e o Corpo de Bombeiros, com apoio das prefeituras e das secretarias municipais de meio ambiente, já formou 107 brigadistas para apoiar o combate às queimadas ilegais em 2021.

Os recém-formados vão atuar no sul do Amazonas, em apoio às equipes da Operação Integrada Tamoiotatá, lançada em abril deste ano, para combater o desmatamento e as queimadas ilegais no estado. Atualmente, a atividade ocorre no município de Boca do Acre, com a formação de 40 novos brigadistas. A próxima cidade a receber a capacitação é Canutama.

FOTOS: Divulgação/Sema

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Programa Ciência na Escola tem 712 propostas aprovadas em 26 municípios do Amazonas

Redação Am

Idam reúne coordenadores de 21 projetos prioritários para definir estratégias de avanço das cadeias produtivas no AM

Redação Am

Prodam inicia auditoria de imagem e faz pesquisa de opinião entre colaboradores, clientes e sociedade em geral

Redação Am