Manaus

Sejusc realiza palestra sobre combate a violência em escola da zona norte de Manaus

Ação faz parte das estratégias do Comitê Interinstitucional de Segurança Escolar do Amazonas

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, nesta quinta-feira (20/04), uma palestra sobre o  combate a violência na Escola Estadual Prof. Dorval Varela Moura, na zona norte de Manaus. A ação faz parte das medidas do Governo do Amazonas para o enfrentamento da violência nas escolas e integra as atividades do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar do Amazonas.

Na ação, psicólogos e assistentes sociais das secretarias executivas da Crianças e Adolescentes (Sedca) e de Direitos Humanos (Sedh) da Sejusc, apresentaram conteúdos didáticos e dinâmicos  para maior interação dos alunos. Além disso, também foram fixados cartazes e houve distribuição de folhetos com informações sobre a rede de proteção do estado. 

O foco das palestras foi coibir ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede pública estadual, enfatizando a rede de proteção da Sejusc, o tema do bullying e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise).

Andreza Souza, secretária adjunta da Sedca, enfatizou o trabalho voltado para a proteção e incentivo à segurança e luta contra o bullying pelos alunos que já era feito pela Sejusc e agora está intensificado. 

“Nós podemos estar próximo das crianças, falar que tem uma secretaria que se preocupa com os direitos delas, ouvir seus pensamentos e reforçar essa questão de segurança, levando o tema do bullying e contrapondo com a paz, o respeito, a gentileza, que é possível ser segurança na escola”, pontuou a secretária.

Eliana dos Santos, professora de Língua Portuguesa e Matemática da escola, ficou satisfeita com a proximidade. “Hoje é um dia muito especial tanto para nós professores como os alunos, estamos muito felizes com as palestras que vem ocorrendo nas escolas, pois é muito importante falar sobre o bullying, sobre as violências que muitas crianças sofrem na escola ou em casa, pois reforça as informações para as crianças, como é errado, o que fazer, entre outros pontos”, disse Eliana. 

Palestra 

A escola Prof. Dorval Varela Moura oferece o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e reúne estudantes na faixa etária de 6 a 18 anos. Durante todo o dia, os técnicos da Sejusc vão estar nas 17  turmas, discutindo temas recorrentes motivadores da violência e as formas de combater. 

Dentre os tópicos abordados, as crianças expuseram condições que as entristecem, como ficar só ou não ter a atenção dos pais. Em contrapartida, a equipe da Sejusc mostrou como lidar com essas emoções. 

A estudante Ana Sophia, de 9 anos, diz que falar sobre o bullying é bom pois os colegas aprendem sobre o tema e não o praticam.

“Eu aprendi que não devemos maltratar, xingar as pessoas, porque isso é bullying e é errado. E é importante saber sobre isso porque assim as pessoas não vão fazer com as outras e continuar esse ciclo de machucar o outro”, disse a aluna. 

O comitê é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto  e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e tem participação de outras secretarias estaduais. 

Foto: Drance Jézus/Sejusc 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Com alta concentração de pessoas em vulnerabilidade, Centro de Manaus ganha unidade do Prato Cheio revitalizada

Redação Am

Com 238 atletas da base, ‘Festival do Dia das Mães’ é realizado no Centro de Ginástica do Amazonas

João Alves

Prefeito de Manaus participa da abertura do Urban 20 e G20 Social, no Rio de Janeiro, eventos que antecedem a Cúpula do G20

Redação
Sair da versão mobile