Buscando promover qualidade de vida para os idosos do estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), realizou nesta terça-feira (15/03), manhã cultural alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) para grupos de idosas da zona norte da cidade. A iniciativa ocorreu no Complexo Esportivo Amadeu Teixeira, bairro Santa Etelvina, zona norte.
Coordenada pela Seadpi, a ação marca o primeiro evento de idosos que será realizado em quatro zonas da cidade de Manaus e contou com parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que disponibilizou serviços de corte de cabelo e penteados, esmaltação, massagem relaxante, entre outros. A atividade contou também com apresentações de dança dos grupos Sateré-Mawé, do bairro Viver Melhor, e Atitude, da Cidade Nova.
De acordo com a secretária executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, esse é o primeiro de quatro eventos a serem realizados em diferentes zonas da cidade.
“Esse acontecimento foi realizado pelas coordenadoras dos grupos da zona norte. Essa primeira ação teve participação de 10 grupos de idosas e aconteceu com todas as medidas de segurança contra a Covid-19. Para eles, é muito importante ter essas comemorações, pois muitos estavam sem atividades e reclusos em casa. Nosso objetivo é continuar proporcionando momentos de alegria e bem-estar para os idosos do estado”, disse Luciana.
Conversa – A presidente da Associação de Idosos Convivendo com Fé e Alegria do bairro Santa Etelvina, Ceiça Dias, disse que é uma honra poder participar dessas festividades.
“Eu, enquanto coordenadora, me sinto feliz e privilegiada em poder participar de uma festa tão grande como essa. Nós idosos, gostamos de atividades e isso aqui, nos proporciona tudo isso. Gratidão a todos que trabalharam para realizar esse momento”, disse Ceiça.
Ação – As comemorações alusivas do Dia Internacional da Mulher para as idosas, seguem conforme a programação abaixo:
• Quinta-feira (16/03): na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, no Morro da Liberdade, zona sul, das 15h às 18h
• Dia 22 de março: com grupos da zona oeste e centro-oeste, na Escola Municipal Elvira Borges, a partir das 15h
• Dia 23 de março: grupos de idosos da zona leste, no Ginásio Zezão, a partir das 15h
FOTOS: Gabriel Soares/Sejusc