Portal Uno Midias
Cidadania

Sejusc realiza ação de cidadania voltada aos estudantes da rede pública de Parintins

Nesta quinta-feira (14/10), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou uma ação de cidadania voltada aos adolescentes que estudam nas redes estadual e municipal de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu na Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, na rua Fausto Bulcão, bairro Emílio Moreira.

A ação contou com emissão de 1ª via de Registro Geral e 2ª via de Registro Civil de Nascimento (RCN), além de serviços de embelezamento oferecidos pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) como esmaltação, cortes de cabelo e maquiagem em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Até às 15h de quinta-feira, cerca de 367 pessoas foram atendidas, entre emissões de RG e serviços de embelezamento.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a ação busca emitir a documentação básica para adolescentes que ainda não possuem o Registro Geral.

“Estamos atendendo a rede pública de ensino, tanto estadual como municipal. Selecionamos os alunos que não tinham RG ainda e que vão precisar do documento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou se matricular em faculdades”, disse a gestora. 

A secretária ainda destaca que ação continua na sexta-feira (15/10), a partir das 8h no mesmo local, com emissão de 2ª vias de RGs, além de serviços das secretarias executivas de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e da Pessoa com Deficiência (SePcD).

“Teremos cadastro para o programa Idoso Empreendedor, cadastro para as  carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e outros serviços”, adianta a secretária.

Documentação – A estudante Evellyn Vieira, de 15 anos, foi a primeira a chegar na escola para solicitar a emissão do documento.

“É um documento que vai ser necessário para mim. Quero entrar no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e lá eles pedem. Toda vez quando vou em algum lugar sempre pedem”, disse a jovem que cursa atualmente o 1º ano do ensino médio. 

A dona de casa Leidiane Baraúna acompanhou a filha Ana Luiza Baraúna, de 13 anos, na emissão da 1ª via do RG na ação do Governo. 

“Já estava pretendendo tirar a 1ª via da identidade dela, daí vi o anúncio que hoje estaria acontecendo essas emissões. Vim, fui muito bem atendida, muito rápido e na sexta-feira já vou estar com a identidade em mãos. É uma ótima iniciativa que prioriza os jovens, com esse atendimento agilizado”, afirmou.

Visual – A estudante Hanna Ramos, de 9 anos, aproveitou a ação para dar um up no visual com os cortes de cabelo oferecidos pelas técnicas do Cetam. 

“Chegando aqui descobri que tinha outras ações que o Governo está realizando, aproveitei para cortar o cabelo dela. Achei bem eficiente e interessante essa ação, que aproxima o Governo com a população”, disse Rizelma Ramos, mãe de Hanna.

FOTOS: Raine Luiz/ Sejusc e Arthur Castro/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Atendimentos do PAC Galeria dos Remédios foram suspensos nesta segunda-feira (27/12) por conta da forte chuva

Redação Am

Ação da prefeitura para mães atendeu mais de 500 pessoas no Shopping Phelippe Doau

Redação

Inscrições para processo seletivo do projeto Delas encerram neste sábado

Redação Am