Portal Uno Midias
Cidadania

Sejusc comemora um ano do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher da zona sul

O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) da zona sul, gerido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), completou nesta terça-feira (27/07), um ano de atuação em ações que viabilizam o combate e enfrentamento à violência contra a mulher.

Pela manhã, a unidade localizada dentro da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), no bairro Colônia Oliveira Machado, celebrou a data oferecendo serviços de embelezamento feminino, como esmaltação, cortes de cabelo, massagem e design de sobrancelhas. Além disso, a ação contou com testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis, HIV e de Covid-19.  

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, explica que o Sapem faz parte dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado e integra a Nova Rede Mulher, em defesa dos direitos desse público.

“O serviço tem funcionamento 24 horas, oferecendo às vítimas acolhimento institucional, atendimentos sociais e psicológicos. Além disso, as mulheres assistidas pela rede são direcionadas ao Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (CREAM) e para outros órgãos competentes”, disse.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Maricília Costa, ressalta o compromisso do Sapem Sul ao longo deste ano, para a proteção das mulheres.

“Todo o trabalho feito no Sapem sul, é realizado com muita garra. Hoje estamos comemorando um ano de compromisso com essas mulheres e é uma imensa felicidade porque temos bons resultados. Nosso dever, além de defender os direitos delas, é proporcionar todo nosso apoio e atuamos firmemente para combater a violência doméstica, afinal, mexeu com uma, mexeu com todas”, disse a secretária.

A psicóloga Sarah Calfe, que gerencia o Sapem Sul, destacou que os serviços do Sapem não foram paralisados durante a pandemia.

“Passamos por um momento de pandemia e mesmo não atendendo pessoalmente, nosso trabalho não parou. Atuamos firmemente, ligando para as vítimas e verificando tudo o que podíamos ajudar, em questão de denúncias e apoio psicológico”, disse.

Serviço primordial – A delegada Kelene Passos, completa afirmando a importância do Governo do Amazonas manter o serviço nas dependências da Especializada.

“O Sapem é fundamental nesse primeiro acolhimento da mulher. Nós da delegacia estamos aqui para proporcionar, também, o apoio e orientação jurídico, e sem o serviço emergencial à mulher, nosso trabalho ficaria bastante prejudicado. Fico extremamente feliz de comemorar esse um ano com eles”, finalizou a delegada.

FOTOS: Denise Pêgo / Sejusc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Carreta da Defensoria’ é inaugurada com mutirão de atendimentos na zona leste

João Alves

Manaus Previdência convida servidores para audiência pública de prestação de contas no dia 27 de abril

João Alves

Abertas as inscrições para concorrer a bolsas do ProUni

Redação