O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), assinou, no início da semana, a ordem de serviço para dar início às obras de recuperação e pavimentação do Ramal do Mapiá, situado na zona rural do município de Borba (distante 151 quilômetros de Manaus).
Com investimento de R$ 23.008.801,78, o contrato assinado na segunda-feira (28/03), contempla a realização de serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação em CBUQ e sinalização, em 23,73 quilômetros de extensão do ramal, que é considerado um dos mais importantes do município, por interligar a sede da cidade de Borba às comunidades rurais situadas no entorno do ramal, até o rio Mapiá.
Com início imediato, a previsão de entrega da obra está agendada para o segundo semestre de 2022. A pavimentação deste ramal beneficiará diretamente os moradores das comunidades de Santa Catarina, Santa Helena, Beirada São Raimundo, Açaizal, Terra Preta do Mapiazinho, Mamiá, Jandaíra, Barrigudo, Fazendinha e comunidades do Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A obra vai impulsionar a produção agrícola e a economia local, facilitando o escoamento da produção e o acesso da população que vive no entorno do ramal e nas margens dos rios Mapiá, Abacaxi e Canumã, em direção à sede do município.
Situado na calha do rio Madeira, o município de Borba conta com uma população estimada em 42.328 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.