Portal Uno Midias
Cidade

Segundo dia da ‘Semana do Regulado’ da Visa Manaus traz orientações a representantes da área de medicamentos

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu continuidade, nesta terça-feira, 30/5, às atividades da “Semana do Regulado”. O evento, da Prefeitura de Manaus, acontece no auditório Wilson Alecrim, da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, com a participação de representantes de vários segmentos do comércio e de serviços da cidade.

O objetivo da “Semana do Regulado” é de reforçar orientações, esclarecimentos e disseminar as boas práticas sanitárias, de modo a promover a saúde e o bem-estar da população.

Após o primeiro dia, em que a programação ficou a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), nesta terça, 30, foi a Gerência de Vigilância de Medicamentos (GevMed) que presidiu as atividades, convidando gestores e Responsáveis Técnicos (RTs) que atuam na área de medicamentos na capital amazonense.

A GevMed é a gerência mais nova na estrutura da Visa Manaus, criada com a autorização do prefeito David Almeida no ano passado, e a importância dessa ação foi lembrada pelo diretor da Vigilância, Ewerton Wanderley, que reforçou a sua importância no segundo dia de atividades.

“A criação de uma gerência específica para o segmento de medicamentos foi uma grande conquista para o trabalho de prevenção de riscos sanitários em nossa cidade, uma vez que esse é um dos segmentos que impactam mais diretamente na saúde e no bem-estar da população, e que experimentou um crescimento significativo durante a pandemia da Covid-19. Agradecemos a atenção e sensibilidade do prefeito David Almeida e da secretária Shádia Fraxe ao acolherem nossa proposta e tornarem a GevMed possível”, afirmou.

A gerente de Vigilância de Medicamentos, Marciléa Gonçalves, por sua vez, destacou a disposição de sua equipe para ser um grande canal de informações ao segmento na cidade.

“Acreditamos no valor da informação qualificada, na capacidade de acolher dúvidas e demandas e de dar a elas um encaminhamento resolutivo, como formas de prevenir riscos sanitários e condutas equivocadas por parte do público regulado. Estaremos presentes por meio de ações de fiscalização e monitoramento, mas também promovemos a atualização constante do nosso segmento, orientando sobre os novos regramentos, produzindo material informativo, e promovendo encontros como este, onde podemos prestar orientações e estimular ações de segurança sanitária, que reforcem a saúde da população”, explicou.

Parceria

A programação da GevMed foi direcionada à atualização técnica dos profissionais da área de medicamentos. Consolidando a parceria com os demais órgãos que atuam na regulação e fiscalização desse segmento na cidade, foram convidadas a fiscal sanitária da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas  Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Rednaj Mota, e a fiscal farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), Glauciane Santos, para ampliar os debates.

Rednaj abordou, de forma didática, a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 430/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre as boas práticas para distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. Já Glauciane, complementando a fala do fiscal da FVS, falou sobre a importância da atuação do profissional Responsável Técnico frente às novas regulações e, sobretudo, diante do aumento da demanda do setor de medicamentos em Manaus nos últimos anos.

Para a responsável técnica Isabela Rocha, o segundo dia do evento foi muito proveitoso, porque esclareceu dúvidas e reforçou a importância estratégica da categoria profissional.

“Foram muitos esclarecimentos importantes para todos os envolvidos nesta área. Foi uma oportunidade importante para compartilhar conhecimentos e informações”, concluiu.

A programação da “Semana do Regulado” continua nesta quarta, 31/5, reunindo desta vez a Gerência de Vigilância de Engenharia Sanitária (GenGS) aos representantes de seu público regulado. Na quinta, 1º/6, a Gerência de Vigilância de Serviços (GevSer) desenvolverá suas apresentações.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

UBS Áugias Gadelha passa a ofertar a vacina BCG na zona Norte de Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove ações de prevenção no Dia Mundial de Luta contra Malária

Redação Am

Alunos da rede municipal de ensino participam de palestra com campeão de judô

Redação Am